Os vereadores de Petrolina, Marquinhos do N4 e Samara da Visão, constaram a situação de descaso
Dois anos se passaram e a situação da Casa de Apoio para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em Recife só piorou. Foi o que constataram os vereadores de Petrolina, Marquinhos do N4 e Samara da Visão, numa visita ao local, na última quinta-feira (22).
Os vereadores, que acompanharam a denúncia dos colegas da Bancada de Oposição da legislatura passada, relataram que o descuido da administração pública de Petrolina permanece, enquanto a situação da casa, dos aparelhos e dos pacientes, que necessitam deste serviço, só pioram.
Ao saírem de Petrolina para um atendimento médico especializado, com a necessidade de acolhimento na Casa, o mínimo que os pacientes aguardam é o conforto básico para recuperação da doença, enquanto o tratamento é realizado na capital, mas ao contrário disso, deparam-se com eletrodomésticos sucateados, com ferrugem, outros até sem funcionamento. Colchões e eletrodomésticos em desuso pelas más condições de preservação.
De acordo com relato dos vereadores, a casa tem 18 cômodos, todos apresentam infiltrações e os móveis são precários, têm ventiladores, no entanto, apenas três funcionam.
Se não bastassem os problemas na parte estrutural e física do local, com banheiros sem adaptação e péssimas condições de uso, com fios expostos, colocando em risco à vida das pessoas, há deficiência e desatenção do Governo de Petrolina com a equipe de funcionários para atender a demanda, que é volátil, mas constante, de pacientes que precisam dos serviços do TFD. Apenas uma profissional de serviços gerais para dar conta dos serviços diários na residência.
Veja o vídeo:
De acordo com Marquinhos do N4, líder da Bancada, a situação será encaminhada para o Ministério Público, uma vez que, os pacientes já vão para a Casa de Apoio com sérios problemas de saúde e encontram mais problemas do que solução ao chegarem na capital. “Isso basta para o prefeito de Petrolina se envergonhar e ainda almejar ser o Governador do Estado”, salienta.
“Só de pensar que as pessoas que precisam se deslocar de Petrolina para Recife ficam alojados naquele ambiente, tão desumano, faz com que a gente reflita sobre as belas propagandas que vemos da cidade de Petrolina”, frisa Samara.
A Casa de Apoio da Secretaria de Saúde de Petrolina fica localizada no Bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife.
Mônia Ramos
Assessoria de Marquinhos do N4
Mônia Ramos/ Jornalista