GE – O Salgueiro fará um jogo difícil para o Corinthians e pode conseguir a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. A promessa do técnico Daniel Nery, português radicado no Brasil há oito anos, mas cuja família está no norte de Portugal, à sua espera em Amarante, perto à cidade do Porto.
Nery foi campeão pernambucano em 2020 e prometeu que chegará à Série A do Brasileirão. Tem uma visão diferente dos portugueses de seus próprios conterrâneos: “Há uma certa mídia. Existe uma base de estudo, de ciência, mas faz diferença ter os melhores clubes e o melhor agente do mundo”, afirma.
Refere-se ao fato de que muitos dos treinadores portugueses serem agenciados por Jorge Mendes, o mais poderoso empresário de jogadores e treinadores do planeta.
Daniel Nery não tem o mesmo agente, foi campeão pernambucano e este pode se somar aos outros 73 troféus conquistados por treinadores portugueses em 30 países diferentes no século 21.
Sobre Salgueiro x Corinthians, ele julga que vai dar jogo. Em cinco partidas da temporada 2021, venceu três. Ganhou do Sport pelo Campeonato Pernambucano e do Santa Cruz pela Copa do Nordeste. O zagueiro Leozão é o goleador da equipe neste início de temporada. Foram quatro gols.
“Isto é porque o cobrador das faltas e escanteios está colocando a bola na área e ele está cabeceando para o lugar certo”, diz Nery. “Mas não é só ele. Não ponha isto em mim, não.”
Quer dizer que pode jogar de maneiras diferentes, não depender da bola parada. “Vamos jogar igual ao Corinthians, num 4-3-3.” Argumento que o Corinthians está jogando com duas linhas de quatro. “Isto, igual ao Corinthians, com 4-3-3 que pode virar 4-4-2.”
Ele não abre a estratégia, mas garante que o Corinthians vai passar apuro para vencer no interior de Pernambuco.