Quiosques revitalizados em Petrolina

 

Um programa desenvolvido pela Secretaria de Ordem Pública de Petrolina, em parceria com comerciantes locais, está revitalizando barracas, localizadas em espaços públicos da cidade. O objetivo da iniciativa é implantar no município um novo modelo de quiosque de alvenaria, adequado às normas de segurança e higiene que todos os estabelecimentos devem respeitar.

 

Após verificar a situação de várias praças de Petrolina, que estão ocupadas por barracas, o Secretário de Ordem Pública, Marcelo Cavalcanti, iniciou uma discussão com o prefeito Julio Lossio e a Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, no intuito de encontrar uma solução a fim de beneficiar a comunidade e os proprietários dos estabelecimentos. De acordo com o gestor, alguns proprietários já comercializam os seus produtos nesses locais há mais de 15 anos e possuem o alvará de funcionamento e licença para instalação, portanto, seria injusto retirá-los desses espaços.

 

 

“Com o auxílio do nosso conselho consultivo, concluímos que o melhor caminho para resolver esse impasse era chamar os barraqueiros e oferecer um formato de quiosque, construído em alvenaria, que respeite o ordenamento urbano e não prejudique o direito da população de usufruir das praças”, explicou Marcelo, salientando o papel da sua Secretaria na fiscalização desses espaços. “A partir desse programa, mesmo com uma autorização que não pode ser permanente, os comerciantes poderão explorar essas áreas de maneira mais adequada e nós vamos acompanhar esse processo, verificando a aceitação da comunidade para que não haja nenhum conflito”, concluiu.

O Projeto começou há pouco mais de um mês e já está beneficiando três comerciantes. A prefeitura concede o espaço, a planta, a autorização de instalação e o alvará de funcionamento para o quiosque. Em contrapartida, o proprietário assume os custos da construção, se compromete a cuidar da praça na qual está acomodado e a cumprir as normas de segurança e higiene necessárias a qualquer estabelecimento comercial.

“Nós tínhamos aqui uma barraquinha de chapa bem pequenininha, então, a secretaria de Ordem Pública orientou a gente, deu a planta arquitetônica e nós construímos o quiosque. Até a comunidade gostou, todo mundo que chega elogia”, relatou Maria Nilda dos Santos, que comercializa lanches e bebidas no bairro Areia Branca, há dois anos. “Eu sou muito grato ao prefeito Julio Lossio por ter cedido esse espaço. Hoje, nossa barraca cresceu, temos mais clientes e para agradecer essa iniciativa a gente cuida dessa pracinha, limpando e plantando mais árvores”, completou Gilberto Germano dos Santos, marido de Dona Nilda.

 

Texto e Foto: Eneida Trindade

Ascom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *