Home / Costumes / Núcleo de Estudos da Univasf promove ações alusivas ao Mês da Consciência Negra

Núcleo de Estudos da Univasf promove ações alusivas ao Mês da Consciência Negra

No dia 20 de novembro é celebrado, em todo o país, o Dia da Consciência Negra, momento marcado por ações relacionadas à luta antirracista e à celebração da negritude e suas pluralidades. Em referência a essa data, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento e Ruth de Souza (Neafrar), irá realizar, este ano, o 11º “Mês das Consciências Negras”.
Nesta edição, será promovida uma série de atividades sobre o tema central “Quilombos e Fundo de Pasto: Nossas Matrizes”, com início neste sábado (21). O evento será realizado virtualmente e não necessita de inscrições prévias.

A abertura oficial será realizada através da plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a partir das 10h de sábado. A conferência de abertura será mediada pelo docente do Colegiado de Ciências Sociais e coordenador do Neafrar Nilton de Almeida e contará com a presença do coordenador de Ações Afirmativas da Univasf, Cláudio Almeida, a docente do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf e coordenadora do Grupo de Estudos Interseccionais do Vale do São Francisco, Paula Galrão; e a servidora da Univasf e representante do “Coletivo Pérola Negra” Maria Auxiliadora Paixão. O link de acesso para esta e todas as outras conferências na plataforma RNP serão publicados no blog do Neafrar e na biografia do Instagram do Núcleo.

A programação conta com atividades até o mês de fevereiro de 2021 e envolve a realização de ações em diferentes plataformas virtuais. No Instagram, estão sendo publicadas homenagens às figuras públicas negras importantes para a história do Brasil e, entre os dias 23 de novembro e 9 de dezembro, serão promovidas entrevistas ao vivo com convidados ligados às comunidades tradicionais, como quilombos e comunidades de fundo de pasto, além de pesquisadores e professores negros e negras. Já através da plataforma virtual da RNP, serão realizados dois webinários sobre o tema principal do evento, nos dias 12 e 19 de dezembro.

Além disso, entre os dias 1º e 22 de dezembro, estarão abertas as inscrições para a Mostra Virtual de Fotografias, uma ação prevista para o mês de janeiro de 2021. No próximo ano, haverá, também, durante o mês de fevereiro, a “Jornada Azeviche”, que realizará grupos temáticos para a apresentação de relatos de experiência e trabalhos acadêmicos nos campos de ensino, pesquisa e extensão. Mais informações e a programação completa podem ser encontrados no blog do Neafrar.

O 11º Mês das Consciências Negras é realizado em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Juazeiro (BA), a Frente Negra do Velho Chico, o Colegiado de Ciências Sociais da Univasf e o Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura (ETC).

Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf, o Neafrar surgiu no ano de 2012, tendo como objetivo criar, legitimar e apoiar espaços para a produção de conhecimento, debate e formação interdisciplinar em raça, gênero e sexualidade.