Respeito e cuidado com as pessoas foram destaques na gestão da vereadora Cida Gama à frente da Assistência Social de Juazeiro

Durante os 3 anos que ficou à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) a vereadora Cida Gama focou na garantia de direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade social e que necessitavam dos serviços dos equipamentos da Assistência Social.

Foram criados diversos projetos e programas e outros tiveram continuidade a fim de garantir e fortalecer a cidadania da população. As equipes dos equipamentos como CRAS, CREAS, Centro Pop, Restaurante Popular, CIAM, Casa Abrigo, Casas de Acolhimento atuaram de forma completa com assistentes sociais, psicólogos, advogados, educadores sociais e todos os técnicos que as normas da Assistência Social preconizam.

Nos 5 CRAS do município foram mais de 40 mil atendimentos anuais e atividades desenvolvidas diariamente nos 27 grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Foram disponibilizadas equipes do CadÚnico, que atuam com programas como o Bolsa Família, nos CRAS, descentralizando serviços que eram oferecidos apenas, no centro da cidade.

Um dos programas de maior destaque durante a gestão da vereadora na SEDES foi o ‘Transformar”, financiado com recursos próprios, que reforma casas de pessoas com deficiência com adequações de acessibilidade nos imóveis de acordo com a necessidade morador. Foram contempladas 15 famílias no primeiro edital e durante a gestão da vereadora no Social, 7 delas já tiveram seu dia a dia transformado ganhando qualidade de vida.

A vereadora trouxe através da SEDES nesses 3 anos, diversos cursos de qualificação profissional através do ‘Qualifica Mais’ capacitando aproximadamente 4 mil pessoas, levou atendimentos da assistência social para diversos bairros e distritos com o ‘Social em Movimento’, beneficiou jovens com curso preparatório de Redação para o ENEM com a criação do ‘Bolsa Família Educa’, acompanhou crianças da primeira infância com o ‘Criança Feliz’, ofereceu refeições de qualidade a preço simbólico através do Restaurante Popular, implantou o Conselho Municipal LGBT+ fortalecendo a política pública voltada ao segmento que já havia conquistado também o decreto do Nome Social, inaugurou a Casa Abrigo de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica, reestruturou o CREAS em uma nova sede, valorizou as ações voltadas ao combate ao racismo e todas as formas de preconceito, atingiu o melhor IDCRAS já alcançado pela assistência social no município, chegando a 4,2 em uma escala que vai de 1 a 5 e ajudou na elaboração da Lei do SUAS.

“O olhar voltado para a Assistência Social no município é outro por que mostramos que os recursos recebidos foram de fato aplicados. Muda conceito, visão, serviço, muda tudo. O trabalho e o cuidado com as pessoas foram meu foco no Social e consegui leva-lo para o trabalho na Câmara, enquanto vereadora, com o mesmo olhar e o mesmo respeito pela população”, concluiu a vereadora e candidata à reeleição Cida Gama.