A PANDEMIA DESACELERA E CAI O NÚMERO DIÁRIO DE INFECTADOS NO BRASIL

Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 22.427.939 contaminados e 788.030 mortos no mundo. No Brasil são 3.456.652 contaminados e 111.100 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

Pela primeira vez em mais de quatro meses, a taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil caiu para um nível em que se considera que o contágio possa estar sob controle. Segundo dados do Imperial College de Londres, o índice do país está em 0,98 – a partir de 1 esse nível é considerado de descontrole. Esta taxa indica para quantas pessoas cada infectado transmite o vírus, o que significa que atualmente cada 100 pessoas doentes contaminam outras 98, em uma progressão decrescente. As razões para a desaceleração incluem medidas de prevenção como distanciamento social e uso de máscara – que devem ser mantidas para que a taxa continue caindo.

IMUNIDADE DURADOURA

Novos estudos mostram que os anticorpos que combatem o novo coronavírus e as células B e T, imunológicas e capazes de reconhecer o vírus em invasões posteriores, parecem persistir no organismo meses após a recuperação, o que sugere que a imunidade desenvolvida por pessoas que pegaram a Covid-19 pode ser duradoura , mesmo nos pacientes que tiveram sintomas leves. “É exatamente o que esperávamos. Todas as peças estão presentes para termos uma resposta imunológica totalmente protetora”, disse Marion Pepper, imunologista da Universidade de Washington e autora de uma pesquisa sobre o tema. Os resultados são positivos, mas ainda são necessários mais estudos para confirmar essa proteção.