“FAÇAMOS À CASA DE DEUS E TUDO CRESCERÁ AO REDOR”

*Antonio Damião

blogqspcatedral Pet Foto Farnésio Silva (1)

Diariamente muitas pessoas são atraídas por esse lugar, e nesse vai e vem, a população cresceu consideravelmente.

Assim, o objetivo do artigo é contar um pouco da história dessa adorável terra, de maneira que tanto os petrolinenses e os que não são, tenham conhecimento quem foram os homens e as mulheres que ajudaram no processo e progresso da atual cidade. Petrolina, Petrolina, a princesinha do Sertão, cidade linda e querida, que mora no meu coração. É com essas simples palavras poéticas que descrevo com entusiasmo a beleza dessa terra e, àqueles que contribuíram para o seu desenvolvimento.

Minha terra natal, pedacinho do Brasil, a terra dos impossíveis, uma das mais conhecidas do sertão do São do Francisco. Quando se menciona o nome Petrolina, é difícil não associar esse nome com a família coelho. Quer reconheçamos ou não, foi com ousadia e força de trabalho dessa conceituada família que Petrolina é o que é, e a cada dia a mesma cresce a passos de gigante, parece uma capital, quem sabe no futuro próximo seja a capital do Sertão do São Francisco.

Quando se menciona Petrolina como esquecer as rádios que aqui se instalaram escrevendo uma história de glória ao longo do tempo tais como A Emissora Rural; A Grande Rio FM; A Ponte FM; A Petrolina FM; A Rádio Jornal; A Tabajara FM; as AM e tantas outras que possam surgir, como também a presença marcante da TV Grande Rio noticiando os fatos concernentes ao dia a dia e um jornalismo voltado para os acontecimentos locais e adjacências do São Francisco.

Quando se fala em blog como não associar ao de Carlos Britto, com quatro anos de existência, é um dos mais acessados e conceituados do Estado de Pernambuco; O blog do Banana; o blog da Josélia; Daniel no blog; O blog do Francisco Evangelista, o Blog do Vinícius de Santana, o blog do damis (WWW.blogdodamis.blogspot.com) e, tantos outros que estão surgindo diariamente com informes dos bastidores da política e notícias em tempo real.

Quando se fala no Gazzeta do Francisco como não associar ao proprietário Eudes Celestino, que faz um jornal equilibrado, ético e democrático que cobre não só a cidade de Petrolina e algumas cidades de Pernambuco até alguns municípios baianos. Quando se fala no colégio Dom Bosco como não associar a missão desse sistema de ensino a sua maior representante e grande educadora, Terezinha Teixeira, que cumpre seu papel fielmente dentro dos princípios religiosos e éticos. Formando jovens para serem cidadãos e homens de bem para a sociedade.

Ela que também deu sua contribuição como parlamentar, quando exerceu a função de vereadora por três legislaturas na Casa Plínio Amorim, uma na condição de suplente e mais dois mandatos completos, registrando a sua história naquele poder legislativo, a casa do povo. Como não associar o Parque Municipal a figura de Josepha Coelho, a matriarca da família a quem nos referimos inicialmente.

Ela também contribuiu para o progresso dessa bem aventurada terra, quando recebia em sua residência Presidente da República, tal como João Baptista Figueiredo, por ocasião da inauguração do SENAI nos anos oitenta, o último Presidente do regime militar e, o Presidente Castelo Branco, por ocasião da inauguração da BR Salvador a Petrolina em 1967, e dava também auxílio a tropeiros andantes por aqui.

De forma indireta colaborou para o crescimento econômico e social. Como não associar à Empresa Joalina à figura empresarial de Eurico Cavalcante (Leãozinho), que ao longo dos anos tem sido o transporte coletivo mais atuante para o petrolinense. Como poderia esquecer também a antiga Empresa de ônibus “Transnova”, já extinta, propriedade do senhor Diniz Cavalcante, ele que foi prefeito também dessa cidade e Deputado Estadual na Assembléia Legislativa de Pernambuco, representando Petrolina na capital Pernambucana.

Como não enaltecer o grande homem público que foi Nilo Coelho, que ficou conhecido como o trator do Presidente João Baptista Figueiredo. Como Governador de nosso Estado, sem dúvida, representou tão bem essa terra como um grande visionário, com ações voltadas para o progresso da região. Como não associar o nome Fernando Bezerra Coelho com as grandes obras estruturais e crescimento do município, ele que esteve à frente da Prefeitura por três legislaturas e se tornou o prefeito do centenário e, um dos maiores gestores da Prefeitura Municipal.

Atualmente, está muito bem avaliado na equipe da Presidente Dilma Roussef, no Ministério da Integração Nacional. Embora tenha mudado o seu domicílio eleitoral para Recife, como estratégia política, todavia suas raízes estão fundamentadas aqui, diga-se de passagem, a política de Petrolina sempre passa por suas mãos, quem duvida de ser ele o indicado do PSB para disputa do governo do Estado?

Sei que é muito cedo para essas especulações, mas, creio que ele sonha com essa pretensão e na política tudo é possível. Não poderia esquecer-se de Gonzaga Patriota, que sempre alimentou o sonho de um dia ser prefeito dessa cidade, se bem que tentou algumas vezes, porém, não obteve êxito do eleitorado, vez que o mesmo tem projetos a serviço de nossa terra através de emendas parlamentares no Orçamento da União.

Às vezes, somos até injustos em nossa maneira de avaliá-lo, em dizer que ele seria um mau gestor se ele fosse prefeito. Essa colocação para minha concepção é inadequada, pois, como saber se o mesmo seria bom ou ruim se nunca teve a oportunidade de governar Petrolina? Quantas vezes o ex-presidente Lula deixou de atuar porque colocaram na cabeça das pessoas que ele sendo presidente do país, iria perseguir os evangélicos, mudarem as cores da nossa bandeira nacional, causar um grande transtorno no Brasil e, castigar de forma bem severa os pobres.

No entanto, apesar das muitas inverdades veiculadas na mídia e nos meios de comunicação, provou que foi um dos maiores e melhores presidentes que o nosso país já teve. Houve grandes avanços significativos, batendo todos os índices de seu antecessor, deixou de fazer algumas reformas importantes, por exemplo: A reforma política, a reforma tributário, mas isso não comprometeu e nem maculou a sua atuação como Presidente.

Foi tão bem avaliado pela população brasileira que se elegeu e de quebra indicou o nome da atual presidente e teve aceitação, perante os olhares desconfiados de muitos, o nome dela não iria decolar, vez que a mesma nunca havia concorrido nenhum pleito em sua vida, quanto mais o cargo máximo, Presidente do Brasil. Lula tinha razão, a mulher está governando o país com muita determinação e equilíbrio, hoje, sua maneira de conduzir e administrar tem ultrapassado o próprio Lula e Fernando Henrique com uma popularidade invejável nos indicativos de avaliação e dando mostra de sua reeleição se até lá não houver nenhuma mudança no cenário nacional.

Como não associar a figura do atual Prefeito Júlio Lóssio ao Programa Nova Semente. Foi sua marca e carro chefe do seu governo, uma ideia que teve uma grande aceitação por muitas famílias e, não podemos negar que esse projeto das creches tenha lhe rendido muitos frutos para sua reeleição. Além disso, a convite o mesmo fora discursar em Brasília perante autoridades políticas, falando da importância de tal programa citado acima.

Recentemente a Revista Época publicou uma matéria enaltecendo a importância desse programa, um novo modelo de ajudar as nossas crianças na tenra idade. Creio que esse Programa não pode ser extinto e sim aperfeiçoado, vez que as mães de famílias não tinham onde deixar seus filhos para trabalharem e agora têm a certeza que há um local em que as mesmas são cuidadas e recebem as refeições diariamente, pois, nem sempre os parentes podem ajudar nesse sentido.

Como esquecer-se do Deputado Odacy Amorim que conquistou a confiança do povo de Petrolina, apenas em dois anos como prefeito, quando Fernando Bezerra Coelho, aceitou o convite do Governador Eduardo Campos para assumir uma pasta em seu secretariado, na ocasião Odacy era seu vice- prefeito e foi empossado como Prefeito dando continuidade aos trabalhos no município.

Como esquecer o jovem parlamentar Fernando Filho, embora não tenha ocupado um cargo majoritário, o mesmo tem colocado emendas no orçamento da União para o crescimento e progresso de Petrolina, vez que está seguindo os passos do seu pai na vida pública e, certamente galgará outras projeções no campo da política partidária.

Como não associar Petrolina a figura pública de Geraldo Coelho que foi forte representante na assembléia de Pernambuco e foi prefeito dessa terra no período de 1973 até 1977, contribuindo também para o brilhantismo dessa majestosa cidade. Não poderia esquecer Simão Amorim Durando que foi gestor de Petrolina em 1969 até 1973, plantando também a semente do desenvolvimento para o futuro. Como não associar o nome Petrolina ao coronel João Ferreira da Silva, mais conhecido como coronel João Barracão que conduziu os destinos de nossa ilustre no período de 1947 a 1951, escrevendo para as gerações vindouras um marco histórico e memorável.

Como eu poderia esquecer o nome de Manoel Francisco de Souza, 1º parlamentar petrolinense e, não se lembrar de Olímpio Virgíneo da Silva, secretário da sessão de instalação da cidade de Petrolina. Não poderia deixar de mencionar o nome do Tenente Cel. José Crispiniano Rodrigues, autor intelectual da emancipação de Petrolina. E o que dizer do Cel. Clementino de Souza Coelho?

Através de seu clã surgiu uma família forte que impõe respeito até hoje em nossos dias, de forma que cresci com o seguinte dito popular: “Petrolina é a cidade dos Coelhos” e nunca esqueci essa frase em meus anos de existência. Esse artigo ficaria incompleto se esquecesse de mencionar o nome de Monsenhor Ângelo Sampaio, 1º vigário geral da Diocese e o Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela, 3º Bispo Diocesano da cidade. Como não mencionar o nome de irmã Lusinha Pasi, símbolo da educação de Petrolina. E o que dizer de Padre Manoel de Paiva Neto?

Foi um grande educador petrolinense. Jamais poderia deixar de mencionar o nome de Dom Emílio José Soares, 2º bispo diocesano e, nem tampouco se esquecer de um dos maiores nomes da Igreja católica, Dom Antonio Maria Malan, 1º Bispo conceituadíssimo da Diocese de Petrolina que proferiu as seguintes palavras proféticas: “Façamos à casa de Deus e tudo crescerá ao redor!” Era uma referência a construção da Catedral da cidade, localizada na Praça Dom Malan.

De fato quanto progresso surgiu após essas palavras. Outros nomes contribuíram grandemente como Prefeitos: Augusto de Souza Coelho entre 1982 a 1988; Guilherme da Cruz Coelho em 1989 a 1992; José de Souza Coelho entre 1955 a 1959 e 1964 a 1969; Diniz de Sá Cavalcante no período de 1977 a 1982; Pacífico Rodrigues da Luz em meados de 1919 a 1922, 1933 a 1934, 1937 a 1945. É claro que esse artigo com esses nomes não esgota aqui, pois tantos outros prefeitos ajudaram a construir essa terra, não citei seus nomes porque no dizer de Pierre de Fermat, grande matemático, jurista e magistrado por profissão “a margem é muito pequena”, tiveram seu valor tal como os que foram lembrados.

Como não associar o nome Petrolina a saudosa Ana das Carrancas, através da sua genialidade e maestria confeccionava carrancas, vez que Petrolina ficou muito mais divulgada e conhecida internacionalmente pela nobreza da grande arte deixada por essa mulher talentosa. Como eu poderia encerrar essas simples palavras sem mencionar o nome de Osvaldo Coelho, um dos mais brilhantes parlamentares da família coelho.

Quando fixamos o olhar na estrutura da UNIVASF, é difícil não associá-la ao seu nome, embora a implantação da mesma exigisse um conjunto de forças e a união de outros parlamentares, mas ele teve um brilhante papel para que esse sonho fosse realizado, através de constantes reivindicações. Ele é um privilegiado porque sonhou e viu a concretização desse sonho na sua amada Petrolina, vez que muitos estudantes tinham que se deslocarem para a capital do Estado ou outras regiões porque aqui não havia universidade de medicina.

Ao vermos a estrutura de pé ficamos felizes porque muitos podem ter acesso sem que seja necessário se sacrificarem em busca de uma formação longe de casa. E o que dos projetos irrigados? O nome mais forte que vem à tona ainda é de Osvaldo Coelho, sempre um grande defensor para o homem do campo, aliás, a tônica das suas campanhas políticas, tinha como bandeira, a agricultura irrigada.

Ele é a inspiração política do Prefeito Júlio Lóssio, a justificativa é porque foi graças ao seu prestígio e popularidade em Petrolina e no Estado de Pernambuco, que o atual Prefeito saiu vitorioso das urnas, tanta na primeira gestão, como na segunda, é óbvio que outros nomes fortes na política local ajudaram na consagração do segundo pleito. Não poderia encerrar essa matéria sem fazer referência à irmã Dourado, a mãe, a grande mulher que fundou o atual PETRAPE, foi graças as suas iniciativas que essa instituição ganhou força e corpo e as crianças que não tinham um lugar ideal para serem amparadas com alimento, cuidado, vestuário, comodidade, respeito e cidadania, hoje, é uma realidade, porque essa irmã com um coração cheio de bondade e ternura olhou com amor para esses jovens e fê-los sonharem e, mostrou que a vida de cada um deles poderia tomar um rumo diferente, acreditando, sobretudo, em Deus e neles mesmos, com a capacidade e inteligência que Deus os criou.

Temos como referência do PETRAPE, além de outras e outros, Juarez, conhecido popularmente, como Juarez do PETRAPE, ele foi um garoto de rua, hoje, um grande cidadão na sociedade, foi um diamante bruto que foi lapidado, polido e resgatado. Ele tem ajudado a outros jovens a terem uma oportunidade tal como ele teve e se tornarem um grande homem na nossa sociedade pela força do exemplo de vida, porque o nosso amigo Juarez, é um exemplo vivo do trabalho do PETRAPE!

*Antonio Damião Oliveira da Silva (damis.oliver@hotmail.com)

Professor de Matemática

Guarda Municipal Petrolina-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *