Florestas queimando, geleiras derretendo… estamos ultrapassando vários limites e o planeta pode não suportar mais! Temos 10 anos (parece pouco, mas não é!) para cortar pela metade a poluição por carbono e 30 anos para chegar a zero. Para isso, precisamos investir pesado em energia limpa e criar empregos “verdes” — essa é a melhor maneira de parar as mudanças climáticas.
A MELHOR maneira de evitar as mudanças climáticas é investindo em energia limpa e criando empregos (e uma nova economia) verdes, sem combustíveis fósseis. Essa é a ideia por trás do Pacto Ecológico — tornar as metas de emissão zero de poluição de carbono uma obrigação na lei para garantir que as metas sejam cumpridas e que toda a sociedade se beneficie, não só os mais ricos.
Uma vitória na Europa é a melhor maneira de começar um efeito cascata de leis semelhantes em todo o planeta e fazer a transição para energia 100% limpa. Com uma enorme campanha global, e usando táticas como pesquisas de opinião e anúncios na imprensa, podemos mostrar aos líderes globais que gente de todos os lugares exige mais ação climática e apoia esse plano.
É agora ou nunca. Ou lutamos pelo nosso futuro, ou vamos ficar de escanteio enquanto os poderosos decidem por nós. Países contrários já barraram propostas semelhantes antes e vão tentar novamente e os lobistas da indústria petroleira estão fazendo de tudo para atrapalhar, mas se nos mobilizarmos agora e defendermos o futuro das nossas crianças, podemos vencer:
Estamos prestes a iniciar uma nova década, durante a qual poderemos acabar com o nosso futuro, ou salvá-lo! Se vencermos este desafio climático, teremos transformado esta crise em algo lindo que nos aproximará do mundo que queremos. Vamos tornar este momento limite em um motivo de orgulho — o momento em que paramos de usar o carbono de uma vez por todas.
Com esperança e determinação,
Christoph, Bert, Alice, Pascal, Marie, Melanie, Luis e todo o time da Avaaz
Mais informações:
Combate às alterações climáticas é a nova estratégia para o crescimento da UE, diz Von der Leyen (Público)
https://www.publico.pt/2019/
2019 encerra a pior década da crise climática (El País)
https://brasil.elpais.com/
As novas políticas europeias oferecem uma oportunidade única para tornar a sustentabilidade uma realidade (Agência Europeia do Ambiente)
https://www.eea.europa.eu/pt/
