Plantio de melancia orgânica é realidade em Parnamirim

 

Em pouco mais de quatro tarefas de terra, a família de Dona Socorro que reside na comunidade de Dourado na cidade de Parnamirim, mostrou que é possível produzir frutas e grãos consorciados sem o uso de agrotóxicos. Na propriedade de cerca de 3 hectares, a família produz milho, feijão, amendoim, algodão, gergelim, abóbora, gerimum, mamona e neste ano, está colhendo a primeira safra de melancia agroecológica. Segundo Dona Socorro a produção do fruto era duvidosa para muitos dos agricultores de sítios vizinhos. “Essa é a primeira vez que a gente produz a melancia de forma agroecológica, e muitos vizinhos chegaram a dizer que se nós colhêssemos a melancia eles aposentariam as bombas de veneno e agora ta na hora de eles aposentarem”, revela satisfeita.

 A própria família não tinha tanta certeza da possibilidade de produzir melancias sem uso de veneno. “Nós superamos o esperado e passamos a acreditar mais ainda na produção agroecológica”, ressalta Dona Socorro que cuida da produção junto com o esposo e seus cinco filhos.

Na pequena propriedade toda a família ajuda no cuidado com o plantio e também realiza a criação de abelhas para a produção de mel,caprinos, bovinos e peixes para alimentação e venda. A adubação da terra é feita através do uso de fermentado à base de esterco e água e urina de vaca, produtos adquiridos no próprio sítio.

As vantagens da produção de alimentos agroecológicos são os baixos custos pela não utilização de agrotóxicos e outros insumos externos a propriedade, produção com valor agregado, produtos saudáveis e de alta qualidade. Ao cultivar sem o uso de venenos agrícolas, a família produtora ainda mantém um solo mais rico e evita a contaminação da terra e dos mananciais. 

 

Texto e fotos: Elka Macedo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *