I SEMINÁRIO PARADESPORTIVO DO SERTÃO COMEÇA AMANHÃ (31) NA UNIVASF

Pela primeira vez, a região do Vale do São Francisco irá receber o “I Seminário Paradesportivo do Sertão: promoção do esporte paralímpico competitivo, educacional e terapêutico”. O evento acontecerá de 31 de agosto a 1º de setembro, no auditório da biblioteca e no Complexo Esportivo da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Sede, em Petrolina (PE). Além das palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos, haverá, no domingo, a I Descida de Caiaque, cujo trajeto iniciará na Orla de Juazeiro (BA), a partir das 7h, e seguirá até a Ilha do Rodeadouro.

O evento é uma realização do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada (Gepafa), Colegiado de Educação Física (Cefis) da Univasf e a Associação Petrolinense de Atletismo (APA). A iniciativa tem como objetivo fomentar a prática dos esportes paralímpicos na região do Vale do São Francisco.

O seminário é destinado aos estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais das áreas de educação física, fisioterapia, psicologia e medicina e também à comunidade em geral. Participarão do evento cerca de 130 congressistas, vindos de cidades da região, como Jacobina, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso, Jaguarari, Salgueiro e Orocó, além de participantes de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte e Quixadá.

A solenidade de abertura será realizada amanhã (31), no auditório da biblioteca, a partir das 18h, com o credenciamento. A mesa de abertura terá início às 20h e contará com a participação do professor Fábio Bertapelli, que irá falar sobre o tema “Barreiras e Facilitadores para prática do esporte adaptado em jovens com deficiência intelectual”. O docente realiza no momento pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou como pesquisador visitante na Mississippi State University e Wichita State University, nos Estados Unidos. Atualmente, coordena o Grupo de Estudos em Crescimento, Atividade Física e Esportiva para Pessoas com Deficiências, no Centro de Investigação em Pediatria, da Unicamp.

De acordo com o professor da Univasf, Leonardo Trevisan, o evento tem uma importância fundamental para a região. “Nossa expectativa é que o seminário possa promover a formação inicial e/ou continuada referente à prática de atividade física para pessoas com deficiência, auxiliando no engajamento de todos e todas no movimento paralímpico em suas diversas manifestações (lazer, competitivo, educacional e/ou terapêutico)”, destaca.

Descida do Caiaque – A I Descida de Caiaque do Cefis, no domingo, irá encerrar o evento e também marcará a comemoração pelo dia do profissional de Educação Física. A atividade iniciará na Orla de Juazeiro (BA), às 7h, e seguirá até a Ilha do Rodeadouro, com retorno previsto às 12h. Será oferecido aos participantes inscritos café da manhã, translado, água mineral, parada para banho na ilha do Maroto, barco de apoio, caiaque individual ou duplo, colete salvas vidas e remo.