FACEBOOK BANE USUÁRIOS BRASILEIROS QUE ESPALHAVAM FAKE NEWS

Perfis ligados ao MBL estão envolvidos

Facebook anunciou nesta 4ª feira (25.jul) o banimento de 196 páginas e 87 perfis considerados divulgadores de fake news e conteúdos que incitam o ódio. De acordo com a rede social, usuários mal intencionados e que violavam os padrões da comunidade são os alvos da ação. A lista dos banidos, no entanto, não foi informada.

“Temos atualmente cerca de 15 mil pessoas trabalhando em segurança e revisão de conteúdo em todo o mundo, e chegaremos ao fim do ano com mais de 20 mil pessoas nesses times”, declarou o líder de Cibersegurança da empresa, Nathaniel Gleicher.

Alguns grupos se manifestaram nas redes sociais, alegando terem sido afetados. Entre eles estão as páginas Brasil 200 – ligada ao empresário Flávio Rocha; Corrupção Brasileira Memes e perfis relacionados ao MBL (Movimento Brasil Livre).

Flavio Rocha

@flaviogr

É inaceitável a retirada da página do Brasil 200 do ar pelo Fecebook. Uma violência! A que pretexto? Conclamo a bancado do Brasil 200 no Congresso Nacional a tomar posição sobre essa arbitrariedade. Nem no tempo da ditadura se verificava tamanho absurdo.

ELEIÇÕES VS. FAKE NEWS

Neste ano, uma força-tarefa formada por 24 veículos de imprensa, entre os quais o Poder360, foi estabelecida para acompanhar, identificar e acusar rumores, conteúdo forjado e táticas de manipulação na mídia online, com enfoque no combate às notícias falsas.

No Brasil, o Comprova é coordenado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e tem o apoio do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), do Google News Initiative e do Facebook Journalism Project.

A iniciativa entrará no ar em 6 de agosto. Os desmentidos serão publicados no site do Comprova e divulgados pelos veículos parceiros, além de serem distribuídos em redes sociais, como FacebookYouTube e Twitter.

A coalizão de empresas de mídia inclui AFPBandBandNewsCanal FuturaCorreio do PovoExameFolha de S.PauloGaúchaZHGazeta do PovoGazeta OnlineJornal do CommercioMetro BrasilNexo JornalNova EscolaNSC ComunicaçãoO Estado de S.PauloO PovoPoder360revista piauíRádio BandNews FMRádio BandeirantesSBTUOL e Veja.