Reunião discute XXII Fenagri que este ano será realizada em Juazeiro

 

Com o objetivo de discutir a realização da XXII edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), que será realizada de 27 a 30 de julho em Juazeiro, a Prefeitura Municipal reuniu-se no final da tarde desta segunda-feira (28), no auditório da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), com representantes de órgãos e instituições parceiras.

Durante o encontro ficou constatado a necessidade de elaborar um novo formato para a feira, destacando oportunidades internas em termos de novas culturas e o que pode ser ofertado. “Temos que focar além do mercado de exportação, toda cadeia do agronegócio, em especial o produtor rural. Nós temos um grande potencial no município que é o Mercado do Produtor, este por sua vez, possui um volume de negócio equiparado ao volume de exportação do país, algo que precisa ser refletido”, observou diretor técnico do Instituto Agrotecnologia, Voldi Silva Alves.

O tema ainda não definido pretende abordar as novas perspectivas do agronegócio, destacando o nível em que se encontra a cadeia produtiva e as novidades para o mercado interno e externo. “Estamos em um novo momento, as demandas são dinâmicas e se modificam, acredito que seria interessante ajustar um novo modelo a uma nova proposta para a realização da feira, de acordo com o recurso que nós disponibilizamos”, observou o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Agnaldo Meira.

Durante o encontro foram formadas três comissões para dar andamento aos trabalhos. A Comissão Técnico Cientifica formada pelo Sebrae, Uneb, CEFET, SENAI, Embrapa, IF Sertão e Codevasf; que ficará responsável por definir os temas, a estruturação do evento, além de servir de ligação entre os outros parceiros;  A Comissão Institucional, formada pela Prefeitura de Juazeiro, Valexport, RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento), Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Câmara da Fruticultura de Petrolina e Instituto da Fruta de Juazeiro, responsável pela organização interna da feira; e por fim o Comitê de Mercados composto pela Câmara Setorial da Fruticultura, Sebrae, IBRAF, Instituto da Fruta e Prefeitura de Juazeiro através do Mercado do Produtor,

De acordo com a coordenação da Feira, as comissões podem sofrer alterações, “É provável que outras instituições ausentes na reunião integrem as comissões ou até mesmo as instituições já presentes migrem para outras comissões”, informou Voldi. O grupo terá encontros periódicos para continuidade das discussões referente à realização do evento.

 
Lene Radina – Assessoria de Imprensa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *