O deputado estadual Odacy Amorim (PT) convocou uma audiência pública para a próxima segunda-feira (19), na Câmara de Vereadores de Petrolina, para discutir a implantação do programa Mais Irrigação no município. De acordo com o deputado, todos os envolvidos no assunto devem estar esclarecido de como irá funcionar o modelo de PPP nos áreas irrigadas da região de Petrolina. “Convidei o ministro Fernando Bezerra para participar, outras autoridades do setor e os colonos e produtores que são os principais interessados nessas mudanças”, disse o parlamentar.
A audiência pública que Odacy se referiu acontece através da Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que é presidida por ele e acontece a partir das 10h, na Câmara de Vereadores de Petrolina. No programa Mais Irrigação estão contempladas ações de viabilização de áreas irrigadas na região do São Francisco. Serão melhorados os perímetros Nilo Coelho e Maria Tereza já existentes e a viabilização para que após 10 anos o projeto Pontal Sul comece a produzir.
Ainda nesta lista para promover a irrigação em Petrolina e região estão os projetos Pontal Norte e Canal do Sertão. “Nós queremos que a sociedade participe de todas as ações de implantação do Mais Irrigação em nossa região e que tome conhecimento de como será a sua chegada aqui para que não aconteça o que ocorreu com as famílias da região de Uruás que venderam as terras com valores baixos para ter áreas irrigadas como retorno, mas ganharam outras áreas de sequeiro onde foi implantado o projeto Pontal Sul. Então como parte do Pontal Norte e do Canal do Sertão tem em seus caminhos cerca de 30 mil hectares localizados em comunidades da região de Rajada entre outras localidades da zona de sequeiro de Petrolina, é importante esclarecer e que o povo esteja perto deste debate para não ficar fora como aconteceu com os produtores de Uruás”, explicou Odacy Amorim.