Profissionais do HDM/IMIP participam de oficina sobre parto humanizado

Nos últimos dias 24 e 25, a Equipe de Fisioterapia do Hospital Dom Malan/IMIP promoveu uma oficina sobre os aspectos fisioterápicos relacionados à assistência ao parto humanizado para fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e estagiários da área de saúde. O objetivo foi abordar questões como exercícios para aliviar a dor da gestante, diminuir o tempo de trabalho de parto normal e a permanência no serviço hospitalar.


Segundo a Coordenadora do Serviço de Fisioterapia, Ana Eliza Mathias, para se realizar parto humanizado é preciso que exista uma ação conjunta na assistência. É importante que haja uma relação de confiança entre a equipe de trabalho e a gestante. “Transmitindo para a paciente segurança e confiança, é possível que ela faça os exercícios propostos e minimize ao máximo o estresse, diminuindo a ideia de que parto normal é um momento de muito sofrimento”, disse.


Na ocasião, os participantes foram treinados para realizar os exercícios nas parturientes, com ajuda das chamadas bolas suíças, do cavalinho, do espaldar e da maca de atendimento. Para o estudante de enfermagem, Renato Paes, a oficina foi muito importante por que abrangeu situações de responsabilidade e ressaltou o valor do parto humanizado. “A atividade foi bem interessante. Foi possível ter um melhor conhecimento sobre o que é o parto humanizado. É de extrema importância entender melhor esses conceitos e estar contribuindo para uma boa evolução da mãe e de seu filho, no momento do parto” explicou


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *