Senac e Sebrae iniciam projeto Na Estrada: Sabores de Pernambuco

Com o objetivo de promover a gastronomia pernambucana, através da valorização dos elementos que compõem a identidade culinária das diferentes regiões do Estado, o Senac e o Sebrae lançam o projeto itinerante Na Estrada: Sabores de Pernambuco. A iniciativa é composta de várias etapas. Ela começa com uma pesquisa exploratória que irá mapear ingredientes relevantes para a cultura gastronômica de cada região. Serão realizadas ainda oficinas de capacitação para colaboradores e gestores de estabelecimentos de alimentação fora do lar. As ações culminam em feiras e festivais que serão realizadas nas regiões. O projeto começa agora e segue até julho de 2013, contemplando as cidades de Gravatá, Triunfo, Tamandaré, Petrolina, Fernando de Noronha, Garanhuns e seus arredores.


As ações de mapeamento dos elementos da culinária local de cada região estão sendo coordenadas pela Faculdade Senac Pernambuco. Com base nas informações levantadas, o chef César Santos, do Restaurante Oficina do Sabor, entra em cena para liderar uma equipe de consultores e professores que vão capacitar colaboradores dos estabelecimentos participantes nas Unidades Móveis do Senac, carretas com infraestrutura e equipamentos necessários para a realização dos cursos. A ideia é capacitar 500 funcionários de cafés, bares e restaurantes do Estado nas seguintes áreas: design de pratos; cozinha sustentável; serviço de garçom; serviço de café; serviço de vinhos e gestão de negócio. Nas atividades práticas das aulas, César Santos apresentará releituras de pratos e/ou ingredientes típicos, identificados durante a pesquisa.


“Nossa expectativa é mostrar que elementos presentes no dia a dia daquela comunidade, muitas vezes desvalorizados pelos próprios moradores por estar tão entranhados em seu cotidiano, podem ganhar nova roupagem e se transformar em grande atrativo, inclusive turístico”, declara a diretora regional do Senac, Lygia Leite. “E o chef César santos, considerado o embaixador da gastronomia pernambucana, é um dos consultores responsáveis pela missão de aproximar os profissionais dos restaurantes dos ingredientes locais e do processo criativo contemporâneo por onde a expedição passar”, completa.


Uma novidade do projeto é a realização de uma feira popular da gastronomia local, que colocará na vitrine pequenos produtores do Litoral ao Sertão. Durante a feira, chefs convidados vão utilizar ingredientes de cada região para desenvolver e criar novas receitas, explorando a utilização de cada produto na cozinha. Tudo ali aos olhos dos visitantes da feira. Essa mostra gastronômica será a culminância do projeto e terá o intuito de apoiar a cadeia produtiva local no segmento da alimentação.


“A parceria com o Senac proporcionará uma atualização técnica aos profissionais desse segmento, bem como, uma melhor utilização dos insumos identificados na pesquisa que ajudarão a elaboração de novas opções de cardápios”, afirma Alexandre Ferreira, gerente da Unidade de Turismo, Gastronomia e Cultura do Sebrae em Pernambuco.


De forma integrada com o projeto Na Estrada: Sabores de Pernambuco, serão realizados os antigos circuitos Delicias de Pernambuco do Sebrae, nos quais os restaurantes de cada cidade promovem um prato durante o festival. Dessa forma, será mais uma ação conjunta do programa itinerante de desenvolvimento e promoção da gastronomia de Pernambuco.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *