Intercâmbio em Sobradinho reúne agricultores de quatro municípios baianos

Agricultores dos municípios baianos de Canudos, Macururé, Juazeiro e de Sobradinho, num total de 31 pessoas, promoveram no último dia 10 de outubro, um momento de muita troca de experiências durante o intercâmbio na propriedade de dona Maria de Jesus, em Tatauí, área de sequeiro do município de Sobradinho. Este encontro, foi mais uma atividade do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) que vem mobilizando esses agricultores e agricultoras na implementação de tecnologia de captação de água para produção, bem como encontros de formação previstos no Programa.

Os agricultores e agricultoras foram unânimes em destacar na propriedade de dona Maria de jesus, mais conhecida por “Dona Maria do Arroz” todo o cuidado e manejo que ela desenvolve na criação de galinhas, sua principal atividade geradora de alimento e renda.
Seu José Paulo, agricultor de Poço da Pedra, interior de Canudos disse que a experiência dessa agricultora deve inspirar muito o trabalho de produção, que ele pretende desenvolver na Associação Rural de sua comunidade, para que outros pequenos agricultores possam ter mais uma opção de produção apropriada á realidade do sertão e que possibilita a geração de renda. Já Lucineide Marinho de Macururé, diz ter sido uma novidade a forma como dona Maria prepara a alimentação, os remédios e as instalações de todas as dependências dos galinheiros. ” um trabalho feito com muito zelo e carinho” relatou a agricultora.
Além de perceberem os resultados gerados com a produção de ovos, carne e estercos produzidos pelas galinhas, os agricultores tiveram a chance de conhecer a diversidade de cultivo que dona Maria mantém na propriedade. Bem ao lado de uma cisterna-calçadão construída recentemente na propriedade, a agricultora cultiva goiaba, mamão, uva, abobora e algumas forragens que alimentam a criação de galinhas.
Muito emocionada, dona Maria se demonstrou satisfação com a visita realizada em sua propriedade ” Tudo que mostrei é o que tenho de melhor aqui na roça e que além dos resultados que você viram, pra mim, o maior resultado de todos é poder mostrar tudo isso pra você. Declarou dona Maria de jesus.
O técnico do Irpaa e animador do P1+2, Jaílson Rodrigues se mostrou muito satisfeito com mais este intercâmbio, que para ele serviu muito como demonstração prática de que as experiências dos agricultores e agricultoras quando compartilhadas em grupo estimulam os/as agricultores/as no desenvolvimento produtivo de sua propriedades.
Comunicação – IRPAA


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *