Através de uma parceria do Município com o Programa Brasil Sorridente, os usuários da Rede Municipal de Saúde de Petrolina já podem ter acesso a próteses dentárias totais, gratuitamente. A iniciativa, implantada pela primeira vez em Petrolina, disponibiliza para a população a possibilidade de recuperar a função mastigatória e melhorar a autoestima.
Para ter acesso ao serviço, os usuários interessados em adquirir as próteses podem procurar o cirurgião-dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família do seu bairro, que a partir de uma avaliação clínica, fará o encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), caso ele necessite da prótese.
A cirurgiã-dentista Iêda Sá, responsável pela implantação das próteses, explicou que o uso da dentadura contribui para melhorar a mastigação do paciente e, consequentemente, o funcionamento do seu sistema digestivo, além de recuperar a autoestima e o contato social desse usuário. “Lá em casa todo mundo diz que eu fiquei diferente depois que coloquei a dentadura e eu acho que estou mais bonita. É muito ruim não ter dente porque tudo que a gente come, machuca”, disse Maria Zenaide Barbosa de Souza, após avaliação da sua prótese.
O processo de avaliação para implantação da prótese tem duração de aproximadamente 45 dias. “Nesse período, orientamos o usuário sobre o passo a passo do tratamento e realizamos a moldagem da prótese. Após a implantação, o usuário continua sendo acompanhado por mais 15 dias, em um período de adaptação”, explicou a cirurgiã-dentista Iêda Sá.
Recentemente, Petrolina recebeu pela primeira vez o prêmio Brasil Sorridente em reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito na atenção à saúde bucal, ficando entre os dez municípios que mais avançaram em políticas públicas de saúde bucal no país.
