O secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, recebeu na manhã desta segunda-feira (01) o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Luiz Romariz, para acertar os últimos detalhes do “Tour Promocional / Interiorização do Judô” – evento que divulgará em Juazeiro o Campeonato Mundial de Judô por Equipes e o Campeonato Mundial Master (atletas com mais de 35 anos), que acontecerá de 27 de outubro a 4 de novembro em Salvador.
Também participaram do encontro o gerente de esportes do município, Gilberto Pacheco, o delegado da regional norte de Judô, Paulo Afonso Lopes, o membro do Conselho Fiscal da Federação Baiana de Judô (FEBAJU), Carlos Silva Júnior, e o representante da imprensa, Herbert Mouze. Ficou decidido nesta reunião que o estande de divulgação do Tour Promocional será instalado na Praça Santiago Maior e aberto à visitação pública a partir de quinta-feira (04), das 09 às 20h, e que as sete escolas escolhidas receberão a caravana para realização das clínicas de judô nos dias 03, 04 e 05.
Juazeiro é a quarta das cinco cidades baianas escolhidas para receber o projeto que tem como objetivo atrair público para o mundial e expandir a prática da modalidade. Na exposição serão apresentadas a história do judô, principais atletas e conquistas olímpicas, bem como haverá uma área de convivência para exposição de filmes e um espaço para divulgação do campeonato. Já nas clínicas os estudantes poderão conhecer um pouco do legado do esporte, principalmente no que se refere à formação da cidadania.
“Em março deste ano recebemos a comitiva que está à frente da organização do campeonato e nos sentimos muito honrados por ter nosso município indicado. A Prefeitura dará todo o apoio necessário para que essa iniciativa seja um sucesso, até porque nós acreditamos nessa grande aliança do esporte com a educação para a formação cidadã”, afirmou Clériston Andrade.
Essa é a primeira vez na história do judô que um país das Américas irá sediar o Campeonato Mundial por Equipes. A escolha de Salvador para sediar a disputa só confirma a capacidade de realização de grandes eventos na Bahia e a opção por Juazeiro para esta divulgação, o respaldo do município. “Este é um local estratégico, uma cidade influente e que abrange um território amplo. Acredito que nossa escolha foi acertada e ainda tivemos a grata surpresa de saber que algumas escolas do município já trabalham com a modalidade, por meio do programa Mais Educação. Então, a combinação foi perfeita”, destacou o representante da CBJ.
O Mundial, que é a primeira competição após as Olimpíadas de Londres, reunirá 16 seleções masculinas e 16 femininas, 350 pessoas entre atletas e dirigentes e um público esperado de 4 mil pessoas.
Programação:
De 02 a 08 de outubro
Das 09 às 20h
Exposição da Praça Santiago Maior
No mesmo período receberão as clínicas de judô as escolas municipais: Nossa Senhora das Grotas; Ludgero de Souza Costa; CAIC; Joca de Souza Oliveira; Maria de Lurdes Duarte; Centro Social Urbano; Paulo VI e Educandário João XXIII.