Público da melhor idade recebe atenção especial durante o Dia do Idoso em Juazeiro

 

A Secretaria da Saúde de Juazeiro através do Centro de Especialidades Médicas (Policlínica) comemorou o Dia do Idoso nesta segunda-feira (01), na Associação Comercial do município. Muitas pessoas da terceira idade compareceram e agradeceram a iniciativa.

Com a leitura de uma oração, Josefa Luiza Menezes Silva, 89 anos, deu inicio ao evento com palavras de emoção. “Acredito que todos os idosos estão satisfeitos com o atendimento da Policlínica. Eu pelo menos estou grata. Somos bem tratados pelos médicos e quero com esta oração agradecer pela proteção e pelos bons cuidados que nos são oferecidos. A velhice também tem momentos bons e por isso agradeço minha saúde e força”, enfatizou.

“Somos idosos, mas não deixamos de ser cidadãos”, finalizou em tom de felicidade Valdomiro da Silva Barros, 82 anos, durante a leitura do seu verso rimado em agradecimento pela homenagem. “Faço parte também desta equipe que é atendida na Policlínica e lá nós temos geriatra, nutricionista, podólogo, fisioterapeuta e muitos outros médicos que nos atendem com atenção e por isso quero dar meu obrigado em nome de todos da melhor idade”, disse.


A coordenadora da Policlínica, Marileide Lopes, falou sobre a importância do evento. “Não podíamos deixar passar em branco este dia. Os idosos, assim como todos os outros usuários, merecem ser prestigiados. Estamos muito felizes com os agradecimentos e continuaremos fazendo o melhor para que os pacientes sejam bem atendidos”, destacou.


O titular da pasta, Ubiratan Pedrosa, agradeceu a presença de todos e descreveu o momento de felicidade. “Hoje é um dia especial. Os idosos, que muitas vezes sofrem preconceitos, devem ser respeitados e por isso o SUS já começa a enfrentar este desafio da longevidade. A população está envelhecendo e o Sistema deve avançar e melhorar os cuidados para este público”.


O secretário da Saúde completou destacando os cuidados oferecidos pela prefeitura. “Já ampliamos na Rede Municipal a oferta da assistência para as pessoas da terceira idade. Este público convive, por um longo período ou para o resto da vida, com doenças que não são curadas com remédios, pois são doenças crônicas que merecem uma atenção diferenciada. Então, a secretaria continuará se esforçando e trabalhando para encontrar alternativas que atendam também a esta parcela da população de forma adequada e para que os idosos possam ter garantia de um envelhecimento saudável”, completou.


Dentro da programação especial para os idosos de Juazeiro estavam palestras educativas sobre temas como: Envelhecimento Saudável, a importância do RPG (Reeducação Postural), Alimentação Saudável, Podogeriatria, Acupuntura/Dor crônica e acompanhamento psicológico na Melhor Idade.


O Centro de Especialidades Médicas ampliou os atendimentos oferecidos à população, principalmente para os idosos. Além das 24 especialidades existentes na unidade mais cinco novos serviços foram adquiridos em 2010 pela prefeitura: ambulatório para prevenção e tratamento do pé diabético (procedimento utilizado em pacientes portadores de diabetes); atenção especial à Saúde do Homem; serviço de referência de Atenção à Saúde do Idoso; Clínica da Dor com a acupuntura e RPG para o tratamento dos pacientes com dores crônicas (principalmente o idoso) e pequenas cirurgias.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *