Com a função de garantir a alimentação adequada e o aporte de nutrientes, o nutricionista tem o papel de zelar pela saúde alimentar das pessoas. No Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP), o setor de nutrição conta com a atuação de seis nutricionistas, que são responsáveis pela qualidade e a quantidade das mais de 19 mil refeições que são oferecidas por mês a pacientes, acompanhantes e aos funcionários que se alimentam no refeitório da unidade.
Apresentando uma atuação crucial para a evolução clínica e a recuperação dos usuários, cabe às nutricionistas do HRJ cuidar tanto da avaliação nutricional dos pacientes, quanto do planejamento e execução dos cardápios oferecidos a eles – seja por via oral ou enteral (sonda). “Nosso papel é manter e/ou recuperar o estado nutricional do usuário e oferecer os nutrientes que ele precisa para responder melhor ao tratamento. Por exemplo, se a gente tem um paciente queimado, nós preparamos uma dieta com maior aporte protéico, oferecendo arginina, glutamina e Ômega 3, que ajudam no processo de recuperação do tecido e cicatrização”, comenta a coordenadora de nutrição do HRJ, Maria Carolina Chaves Sobral.
Com relação aos alimentos servidos a funcionários e acompanhantes, o serviço de nutrição do HRJ tem como maior preocupação o preparo de cardápios que apresentem uma diversidade de vitaminas e minerais. “A gente sempre tenta ter uma variedade de saladas e frutas, também procuramos deixar o cardápio mais colorido e visualmente atrativo”, destaca Carolina, que aproveitou a comemoração do Dia do Nutricionista (31 de agosto) para deixar uma dica de nutrição a todos que querem ter hábitos de alimentação saudáveis: “O ideal é que as pessoas comam muitas frutas, verduras, cereais integrais e não se esqueçam de beber muita água”, conclui.