Depois de quarenta dias de greve, os servidores do campus Ouricuri do IF Sertão-PE decidiram em Assembléia pelo retorno às atividades. A greve, decretada em 18 de junho, fez parte do processo de adesão à greve nacional dos servidores da educação, que, ao seu final, atingiu cem por cento das universidades e institutos federais do Pais.
O Governo Federal apresentou duas propostas de reajuste salarial, uma para os professores, variando de 25% a 40% , e outra para os técnicos administrativos em educação de 15,8%, porem ambas com os percentuais a serem aplicados sobre os salários de forma parcelada, em 2013, 2014 e 2015.
De acordo com o Comando de Greve do campus, a proposta do governo não contemplou as reais necessidades dos servidores do setor, mas foi preciso levar em conta a situação dos estudantes. “Não temos motivos para sair dessa greve satisfeitos, mas chegamos à conclusão que a Presidência da República não está preocupada com a situação dos nossos alunos nem muito menos está comprometida com as condições e qualidade do ensino, e para eles do governo federal tanto faz que a greve termine hoje ou vá até dezembro”, disse um dos integrantes do Comando de Greve ao termino da Assembléia.
Imediatamente após a deliberação pelo retorno, membros do próprio comando e da direção de ensino do campus discutiram e elaboraram o novo calendário de aulas.
O semestre letivo começa na segunda-feira, 03 de setembro, com aulas nos três turnos, em todas as modalidades de ensino ofertadas pelo campus Ouricuri. A exceção fica por conta dos cursos do Pronatec, tanto os subseqüentes quanto os de Formação Inicial e Continuada, em decorrência dos prazos do edital de contratação dos profissionais que vão atuar no programa. De acordo com a Coordenação do Pronatec em Ouricuri, as aulas do Programa devem começar em Outubro.
Fonte: Comando de greve do Campus Ouricuri IF Sertã -PE