Ator acusa vereadores de Petrolina de não ajudar a cultura da cidade

 

Petrolina, 15 de fevereiro de 2011

Projeto “Teatro Para Crianças”

V. Ex.ª,

Eu estou engasgado, irado, inconformado, triste, desiludido, desestimulado… Mais uma vez nosso projeto foi descartado por vocês.

Sou Anderson Barbosa, ator de teatro da cidade de Petrolina. Comecei fazer teatro no ano de 2000 com 11 anos de idade. Hoje com 21 anos, tirei a conclusão de que vereador nenhum ajuda ninguém. Sou professor de teatro em uma escola particular e faço oficinas para ganhar algum dinheiro. Todos dizem que eu tenho talento, sou um bom ator e que tenho um futuro brilhante pela frente.

É uma pena morar em uma cidade na qual  as pessoas são tão carentes de cultura. A Câmara de Vereadores em todos estes anos nunca me ajudou em nenhum trabalho. Ofícios foram entregues, porém as respostas eram sempre as mesmas baboseiras: a coisa estava preta. Pra falar a verdade ela nunca esteve branca (não para mim). Nessa terça-feira dia (08/02) fomos mais uma vez apresentar um dos nossos projetos. Estamos com um trabalho que funciona assim: “O vereador compra dez ingressos e automaticamente  já entra como um dos patrocinadores”. O que eles poderiam fazer com esses ingressos? Doavam para alguma creche, escola, associação etc. Acredite minha gente! A cota que foi mostrada aos “queridos” vereadores foi uma cota de R$ 60,00 reais. Isso mesmo, sessenta reais. Não estou falando em seiscentos e nem seis mil… São sessenta reais mesmo. Inacreditável não?

Vereadores façam um favor aos artistas, façam um favor a minha companhia… Quando vocês estiverem em cima do palanque falando as lorotas de vocês, não falem em cultura. Sabe por que? Porque vocês nunca vão saber o que isso. Coitados dos artistas se fossem depender da ajuda de vocês. Coitado de mim e das minhas atrizes se fôssemos depender da ajuda de vocês. Coitada das pessoas que votam em vocês pensando que vão ver uma Petrolina melhor. Melhor seria votar em Tiririca,  que pelo menos ele é engraçado e vocês não!

Mesmo sem os vossos apoios vamos realizar o nosso evento e vamos levar a arte a muitas e muitas crianças.

“Acreditamos que levar uma criança ao teatro é muito mais do que fazê-la assistir uma peça, é proporcionar-lhe sentir a essência desta arte tão rica”.

Graças a Deus que existem empresas as quais ainda tem a sensibilidade de apoiar projetos como esses. Desde já quero agradecer a todas as empresas que nos ajudaram e acreditaram no nosso projeto. Empresários que compraram ingressos e  distribuiram para as crianças que não têm o hábito de ver uma peça de Teatro. Acreditamos que quando alguém investe na cultura, essa pessoa só tem a crescer. Porque sabemos muito bem, projeto como esse, não rende voto, mas educa as crianças. E isso não é importante pra vocês. Por isso que vocês nem perdem tempo em ler, né? Que pena! Eu já esperava que nenhum de vocês iam nos ajudar… É típico de político.

De certa forma eu já esperava isso. Vocês não imaginam o quanto eu fiquei com vergonha de apresentar um projeto tão rico e ao mesmo tempo tão barato. É frustrante vereadores, ouvir da boca de vocês que não podem ajudar porque a coisa está preta (novamente isso, torna-se insuportável ouvir tal comentário).

Vamos viajar com a peça, está marcado pra ficarmos dois meses, segundo o produtor podemos ficar até um ano em cartaz, quando eu voltar eu espero do fundo do meu coração que nenhum de vocês esteja mais aqui. Mas se caso estiverem, vocês nunca mais vão olhar na minha cara, sabem por que? Porque eu nunca mais procuro nenhum.

Não precisamos só de comida, precisamos de comida, diversão e arte.

Francamente Petrolina…  Estou decepcionado com esta cidade. Chega de comentários medíocres, de que a coisa está preta!

Ser ator de teatro foi o sonho de toda a minha vida. Pouca gente sabe a tristeza que me dá saber que muito do meu esforço está sendo desvalorizado! Mesmo assim eu amo a profissão a qual eu escolhi e me preparei para seguir.

O meu objetivo principal nesse projeto é:

Fazer com que as crianças aprendam brincando e conhecendo a arte da interpretação, onde comecem a ver o teatro como uma realidade ao seu alcance, como um hábito positivo.

É um dos principais fatores deste projeto que visa atingir as crianças de bairros periféricos, escolas públicas e de realidades em que a condição financeira não permite incluir esta prática em suas rotinas. É uma pena que o nosso projeto foi descartado. Pobres crianças!

Outra coisa que me deixou ainda mais indignado. Fui falar com a vereadora Maria Elena, falar sobre o meu projeto, ela nem deixou eu terminar, com muita falta de respeito e de sensibilidade disse na minha cara:

“Não tenho obrigação nenhuma de ajudar você”

Cara Maria Elena,

Você não tem obrigação nenhuma mesmo de me ajudar, do mesmo jeito que eu não tenho obrigação nenhuma (também) de me calar, quando ouvir você falando que ajuda a cultura. Eu não tenho obrigação nenhuma de me fazer de cego e acreditar que você é uma das representantes do nosso povo. Eu não tenho obrigação nenhuma de pegar uma fila do tamanho do mundo pra votar em algum de vocês. Ok?

Vou escrever um livro falando sobre o grande incentivo de cultura que temos aqui na nossa cidade… E acredite minha “cumpanheira” que nessa historia você não será a PROTAGONISTA!

Sinceramente, deixo aqui toda minha revolta. Tenho náuseas quando penso no assunto.

Cordialmente,

Anderson Barbosa
Companhia de Teatro Talentos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *