Alunos de Abóbora fazem a festa com a chegada do ônibus escolar

O secretário de Educação e Esportes de Juazeiro, Plínio Amorim, realizou na manhã desta quarta-feira (16) a entrega oficial do ônibus escolar que atenderá ao distrito de Abóbora, que incorpora as Escolas Municipais Manoel de Souza Bonfim e Américo Tanury. O novo transporte atenderá 70 crianças e realizará um trajeto de 140 km por dia, passando pelas localidades de Caiçara, Ponta da Serra e Cacimba. Este é mais um dos sete ônibus adquiridos pelo município junto ao Governo Federal através do projeto Caminho da Escola, que tem como objetivo proporcionar transporte com conforto e qualidade para estudantes da zona rural.

Segundo a gestora da escola Manoel de Souza Bonfim, Vanúsia Evangelista, o novo ônibus tem despertado o interesse dos alunos e melhoria da auto-estima, inclusive do motorista. “Percebemos uma freqüência maior e a satisfação dos profissionais e dos pais. Pela manhã o transporte atende às turmas do ensino fundamental e à noite alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA”, afirmou a diretora. A opinião foi ratificada pela professora Rita de Cássia da Silva, “ter um ônibus próprio do município para fazer esse trabalho nos traz segurança e tranqüilidade. Todos estão muito empolgados com a novidade”.

Em sua fala aos alunos, Plínio Amorim pediu que todos zelassem pelo novo equipamento. “Esse ônibus bonito e confortável é de vocês, e justamente por isso precisam cuidar com carinho para que ele possa durar um bom tempo”. Seu Dorielson Borges, que é pai de aluno e motorista garantiu, pelo seu conhecimento, que o ônibus é reforçado e pronto para enfrentar estradas difíceis, “sabendo cuidar ele não dá problema. Além de ser resistente, ele é confortável para nossos filhos”.

Visita

Aproveitando a visita, Plínio Amorim conferiu in loco a utilização do recurso do Programa de Autonomia Financeira da Escola (PROAFE). “Podemos ver aqui no Cartaz de Controle Social e Transparência que estão sendo feitos bons investimentos em manutenção e equipamentos. Isso nos traz a certeza de que a iniciativa foi acertada e de que o recurso, apesar de ainda pequeno, tem feito a diferença nas escolas”, avaliou o secretário. O PROAFE é disponibilizado em três parcelas ao ano em todas as escolas do município e corresponde a, no mínimo, o valor disponibilizado pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do ano anterior.

 

Ainda durante a manhã o titular da pasta conversou com o secretário de Educação de Jaguarari, sobre a transferência de mais uma escola para Juazeiro. “O distrito de Abóbora ficava sobre a jurisdição de Juazeiro e Jaguarari, está sendo feita uma alteração na divisão territorial e nós vamos assumir a escola que antes era gerida pelo município vizinho. Estamos fazendo os acordos necessários para garantir matrícula e assegurar o início do ano letivo nesta unidade o mais breve possível”, garantiu Amorim. 

 

Atenciosamente, 
 
Anna Monteiro
Assessoria de Comunicação / PMJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *