Universidade Aberta do Brasil e Núcleo de Tecnologia consolidam Juazeiro como pólo de Educação

A primeira Escola de Formação dos Educadores do interior da Bahia, localizada em Juazeiro, acaba de se tornar um complexo de construção do saber, com a chegada da Universidade Aberta do Brasil e a instalação do Núcleo de Tecnologia Municipal. A Aula Inaugural, realizada na manhã desta terça-feira (14), marcou a consolidação de Juazeiro como pólo de educação e a EFEJ como difusora de saberes pedagógicos importantes para o aprimoramento da prática docente no âmbito das escolas municipais públicas.

De acordo com o Diretor de Educação à Distância do Instituto Anísio Teixeira, Rodrigo Camargo Aragão, esse avanço só foi possível graças à parceria da Prefeitura de Juazeiro com o Ministério da Educação, Governo do Estado e instituições de ensino superior.

“O pólo da UAB implantado em Juazeiro oferecerá cursos de graduação, especialização e mestrado para educadores e alunos provenientes da demanda social. O Ensino à Distância vem complementar os cursos presenciais que já são oferecidos nas universidades aqui instaladas e pretende atender a demanda de licenciaturas, bem como oferecer formação em diversas áreas do saber”, explicou Aragão.

As primeiras turmas da UAB já estão formadas e os alunos iniciaram as aulas na última semana. Através de um convênio com a UNIVASF estão sendo oferecidos, nesse primeiro momento, os cursos de complementação pedagógica nas áreas de educação física, matemática, ciências biológicas, química, física e artes visuais. Ainda nesse semestre, também serão oferecidas as especializações em gestão pública, gestão pública municipal e gestão pública em saúde, bem como bacharelado em administração pública.

“Participam dos cursos de complementação pedagógica educadores que não possuem licenciatura na área em que atuam. Por exemplo, antigamente Engenheiro Agrônomo podia ingressar na rede para dar aula de matemática. Então, esse mesmo profissional agora vai ter a oportunidade de fazer esse curso de 1 ano e meio e sair licenciado pela UNIVASF, que é quem confere o título. Em breve, serão abertas oportunidades também para o público em geral”, esclareceu a coordenadora do pólo UAB – Juazeiro.

O espaço interuniversitário da UAB abre oportunidades para toda região Sanfranciscana. “A UNIVASF viu nesse projeto a chance de enveredar mais forte também pelo campo das licenciaturas. Compreendemos a importância da formação inicial e continuada para os professores e queremos aumentar esse leque de possibilidades. Alguns mestrados já estão engatilhados e, com certeza, as outras universidades que farão parte da UAB complementarão essa expansão, que abrange todas as cidades circunvizinhas”, endossou o vice-reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Télio Nobre Leite.

Na avaliação do Secretário de Educação e Esportes de Juazeiro, Clériston Andrade, a junção da Escola de Formação com a UAB e o Núcleo de Tecnologia representa um grande progresso para o município. “Nossa cidade é a única da Bahia que possui uma escola de formação específica para o educador, e o fato desse espaço receber a UAB e o núcleo municipal de tecnologia nos deixa muito feliz, pois agora temos um complexo educacional. As investidas se somam e consolidam Juazeiro como pólo de ensino superior”, argumentou em seu discurso.

Durante a Aula Inaugural o Chefe de Gabinete, Roosvelt Duarte, destacou a relevância dos cursos à distância para sociedade atual e a importância do uso das novas tecnologias. “O aluno de EAD é esforçado, aplicado e merece todo o reconhecimento necessário. A UAB é mais uma janela que se abre para o ensino superior e o Núcleo de Tecnologia será fundamental para que o professor possa utilizar novas ferramentas na sala de aula”, garantiu. A representante da DIREC 15, Isabel Cristina de Oliveira, finalizou os discursos desejando boa sorte. “Juazeiro está de parabéns e espero que a iniciativa cresça”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *