O prefeito Isaac Carvalho e a secretária de Desenvolvimento Urbano, Célia Regina Carvalho, visitaram na manhã desta segunda-feira (30) a 2ª etapa da Remediação do Lixão.
O engenheiro fiscal da obra, José Fonseca, e a técnica da empresa responsável, Romália Negreiro, também acompanharam o prefeito e a titular da SEDUR.”Nesta fase a empresa está trabalhando na finalização da lagoa de estabilização. A vala já foi concluída e esta semana vai iniciar a instalação da manta que irá impermeabilizar o solo para que o chorume extraído do lixo (que será encaminhado para tratamento) não penetre e cause poluição da área, nem alcance o leito do riacho Maria Preta”, explicou o engenheiro.
Fonseca também mostrou a área que foi preparada para a instalação da segunda célula, que irá receber os novos resíduos sólidos urbanos domiciliares do município. De acordo com Célia Regina a vida útil desta estrutura é de 20 anos. “A nova célula vai possibilitar a utilização da área de maneira adequada, reduzindo os impactos negativos ao meio ambiente, que durante anos foi degradado”, acrescentou a secretária.
O prefeito e a equipe também acompanharam a frente de operação do aterro, que está sendo executada pela empresa contratada pela Prefeitura. Na operação, as máquinas estão realizando diariamente a compactação e a cobertura dos resíduos sólidos na primeira célula.
A 1ª etapa da obra, inaugurada no dia 19 de julho, contemplou a remediação da área de 43 hectares, a instalação de cercas de isolamento, a compactação e o aterramento de todo o lixo existente, e a construçãodo prédio de administração, do galpão para manutenção e portaria de acesso.