ENGENHEIRO ALERTA PARA O PERIGO DAS “GAMBIARRAS” E DO MANUSEIO INADEQUADO DA ENERGIA ELÉTRICA

O Engenheiro Elétrico Ailton Candeia, participou ontem (07) do Programa Bastidores da Notícia, para alertar a população dos cuidados e prevenção que devem tomar com a energia elétrica. Aílton alertou que qualquer ligação elétrica precisa ter um projeto eficiente feito por um profissional capacitado.

“A eletricidade tem o principio básico a prevenção, precisa ter um projeto eficiente feito por um profissional capacitado para instalação de energia elétrica. É importante ter o aterramento, o fio terra nada mais é que um fio de cobre que funciona como dispositivo de segurança. Ele faz a ligação dos aparelhos com a terra, o que garante o funcionamento pleno dos aparelhos eletrônicos, pois os protegem dos picos de energia que podem queimar as peças. O fio terra também é responsável por desviar as correntes elétricas extras que excedem dos aparelhos, protegendo, assim, as pessoas contra choques elétricos”, alertou.

Na maioria das vezes o “jeitinho brasileiro” simboliza a criatividade do povo brasileiro em dar a volta por cima em situações difíceis. Infelizmente, muitos aplicam esse conceito para tirar proveito de alguma coisa e o furto de energia, o chamado “gato” na rede elétrica, é um bom exemplo disso. O problema é que além de prejuízos, essa prática pode colocar em risco a rede elétrica e o responsável pela ligação clandestina.

“A Coelba tem obrigação de colocar energia elétrica, com as gambiarras os equipamentos elétricos também correm risco devido à queda na qualidade da energia e às constantes interrupções no sistema elétrico, aumento do número de ocorrências de falta de energia e danos à rede elétrica com o rompimento de condutores e com a queima de transformadores”.

Com relação às construções próximas a rede elétrica, ele alertou. “Isso é um perigo, recentemente morreu um pai e um filho na Rua Henrique Rocha por conta de uma descarga elétrica, então as pessoas precisam evitar. Na maioria das vezes quando a pessoa não morre, ela perde um membro”.

Sobre o novo padrão de tomadas com três pinos, ele explicou. “Os 3 pinos servem exatamente para fazer proteção, o terceiro pino é o pino de aterramento que desviará as cargas excedentes. A instalação de tomadas com 3 pinos é obrigatória”.

Por fim, ele deu algumas dicas de como economizar energia. “Precisa otimizar algumas coisas, a exemplo, de dividir quartos e só ligar um ar-condicionado, deixar de utilizar chuveiros elétricos e ferro elétrico, não abrir geladeiras constantemente, entre outros”, concluiu.

Da Redação/BlogQSP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *