RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS DOS PRODUTORES RURAIS DEVE TER DESFECHO COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE TEMER EM PETROLINA

O presidente da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá – Afrupec Joseval Barbosa participou nesta manhã (1°) do Programa Bastidores da Notícia e falou sobre a renegociação das dívidas dos trabalhadores rurais, anunciada pelo governo federal. A Medida provisória 733 da renegociação das dívidas dos produtores rurais, editada no dia 14 de junho de 2016, se transformou na lei 3340 e foi regulamentado pelo presidente Michel Temer.

O Governo Federal estabeleceu condições pelas quais os agricultores poderão quitar ou renegociar as operações de crédito rural contratadas até 31 de dezembro de 2011. “Os produtores dos Perímetros Irrigados como da área de sequeiro  deverão comparecer nos Bancos do Nordeste e Brasil para renegociar as suas dívidas que foram contraídas até dezembro de 2006, o agricultor vai pagar até 5% da dívida e de 2007 a diante os descontos chegam até 50%. Os que estiverem dividas na Caixa Econômica deverão ir ao banco também”, informou Joseval.

Questionado se o fechamento da Agência do Banco do Nordeste, localizada na Avenida Adolfo Viana, pode prejudicar os agricultores nas renegociações, ele esclareceu. “A Agência da Adolfo Viana não tem nenhum financiamento ainda, portanto, não vai prejudicar os trabalhadores”, disse.

Joseval também falou sobre o K1 e a titularização. “A própria Codevasf já criou uma comissão para discuti as normativas e até o  dia 10 de fevereiro essa comissão será fechada, essa informação foi repassada pelo presidente da Codevasf Misael Neto.  Em breve os produtores irão ser convocados pela Codevasf”.

Por fim, ele convocou todos os trabalhadores para uma reunião na próxima sexta-feira (03). “Todos os produtores estão convidados. A reunião acontecerá SESC/SENAT, em Petrolina, a partir das 10h, vamos esclarecer todas as dúvidas”, concluiu.

Da Redação/BlogQSP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *