Seminário com educadores/as discute Projeto Horta nas Escolas

 

Professores/as e demais profissionais de educação dos municípios baianos de Curaçá, Canudos, Juazeiro e Sobradinho discutem o quanto uma simples horta cultivada nas escolas pode apresentar resultados no processo de ensino aprendizagem. Esses/as educadores/as participam entre os dias 10 e 11 de julho, no Centro de Formação do Irpaa (Vargem da Cruz) em Juazeiro, de um importante Seminário sobre Horta Pedagógica, uma vez que esta experiência já apresenta interessantes resultados no município de Curaçá, quando algumas escolas do interior já cultivam hortas orgânicas que além de fornecer alimentos para a merenda escolar servem também de instrumento de educação para diversas disciplinas. Em Curaçá os professores de ciência, biologia ou matemática por exemplo, utilizam as hortas na aplicação dos conteúdos dessas disciplinas.

Como atividades extra-classes, as hortas suscitam ainda discussões sobre o meio ambiente e as condições apropriadas de se produzir alimento e oportunidades para as famílias rurais das comunidades contempladas com este projeto.
Após o Seminário, as/os educadores/as estarão imbuídos/as em discutir esse projeto nos seus municípios na perspectiva de que os/as gestores/as de educação percebam sua importância para o melhor desenvolvimento de um modelo de ensino voltado para a realidade local, reconhecendo os valores presentes nas comunidades.
A experiência da Horta Pedagógica a partir dos resultados observados em Curaçá está documentada em um vídeo produzido pelo Irpaa e bastante divulgado na região. O projeto em si, tem o apoio do Governo da Bahia através do Projeto Mata Branca.

Comunicação – IRPAA


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *