Estudante da Uneb, em Juazeiro, revela jogador para o Bahia

O Esporte Clube Bahia foi o primeiro time do  Norte e Nordeste a chegar a uma final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Parte dessa conquista tem a contribuição do estudante Elias Crispim, concluinte do curso de pedagogia do Campus III da UNEB, em Juazeiro. O discente desenvolve o Projeto Socioeducativo Meninos do Nordeste, que desde 2007 forma jovens jogadores de futebol no município, a exemplo do apoiador Brendon de Souza, um dos craques da equipe sub-18 do Bahia que sagrou-se vice-campeã na chamada Copinha paulista, no final de janeiro.

“Participei do projeto da UNEB durante todo o ano de 2009, quando passei na seleção do meu atual clube. Hoje uso muito do que aprendi com Elias, os conselhos que ele dava, o trabalho em equipe e tudo que ele ensinava”, contou Brendon.

A jovem promessa do futebol acrescentou: “É uma idéia muito bacana de Elias. Esse é o primeiro projeto que dá assistência e esperança aos garotos de Juazeiro”, ressaltou o jogador.

O Meninos do Nordeste realiza atividades esportivas com 48 jovens entre 14 e 17 anos, moradores da cidade e municípios vizinhos. A ação, que objetiva a formação de atletas-cidadãos, conta com a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi), que há oito meses sedia as atividades de campo, quadra e fortalecimento muscular dos futuros desportistas.

“Por meio desse trabalho, pretendemos criar um ciclo de solidariedade. Após revelarmos os atletas, eles passam a apoiar o próprio projeto, gerando oportunidades para outras crianças e jovens no futuro”, enfatizou o estudante de pedagogia da UNEB.

Os participantes do projeto são registrados na equipe de futebol amador Águia do Sertão Esporte Clube, iniciativa também de Elias Crispim. A expectativa é de que, a partir de junho deste ano, com a consolidação da parceria com o Sesi, 120 novas vagas sejam oferecidas para jovens da região.

“Queremos criar uma ONG com o mesmo nome do projeto já no segundo semestre. Assim poderemos receber doações e captar novos patrocínios para alavancar o Meninos do Nordeste”, explica o discente.

Segundo Elias, além das atividades esportivas, a iniciativa desenvolve momentos de debate e reflexão sobre diversos temas, norteados por questões morais, humanas e éticas, com o intuito de desenvolver as potencialidades dos atletas-cidadãos.

“O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos garotos e diminuir a evasão escolar. Em 2010, tivemos mais de 80% dos atletas aprovados em suas escolas”, pontuou o estudante.

Os jogadores do Águia do Sertão vêm despontando como campeões de diversas competições na região, a exemplo da Copa Daniel Alves e do Campeonato Juazeirense.

O Grupo Guimarães e as empresas Solo Fértil Mineração e Dedine Indústrias de Base apoiam o projeto.

Futebol feminino

Além do Meninos do Nordeste, Elias Crispim já esteve à frente do projeto Escola Poliesportiva na Universidade, também em Juazeiro, no qual beneficiou 35 jovens com a criação do time de futsal feminino Estrela Acadêmica Esporte Clube.

A ação voluntária teve início em 2006, com o desafio de treinar um time de futebol composto por graduandas em pedagogia do Campus III, para o Torneio do Fera — evento esportivo desenvolvido por estudantes de agronomia da UNEB.

A iniciativa rendeu bons frutos. A goleira Irisvânia de Oliveira e a apoiadora Amanda Dias, participantes do Escola Poliesportiva, foram contratadas pelo time Flamengo de Feira de Santana, que já revelou estrelas do futebol feminino, a exemplo de Fifi, destaque da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.

De acordo com Elias, seus projetos vai além da ideia de uma equipe de futebol, pois visa proporcionar aos jovens de Juazeiro e região uma atividade interdisciplinar. “A intenção é melhorar a qualidade de vida e educação dos integrantes”, ponderou.

Atualmente o Estrela Acadêmica Esporte Clube está desativado, mas o discente da UNEB espera dar início a um novo projeto de futsal feminino no segundo semestre deste ano.

Portal Uneb

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *