Fenagri 2012 discute agricultura sustentável durante Seminário

Encontrar uma maneira mais eficiente de utilizar os recursos para a produção agrícola de modo a tornar esta atividade sustentável. Este é um dos maiores desafios hoje da agricultura em todo mundo e tema principal do Seminário, A eficiência no uso de recursos: perspectivas para uma agricultura sustentável, que a Embrapa Semiárido e a Prefeitura de Petrolina realizam nesta sexta-feira (25), no auditório do Senai, em Petrolina – com inscrições gratuitas no local.

O evento, que faz parte da programação da 23ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2012, começa às 8h com o painel, Manejo racional de água. Práticas como o manejo eficiente da irrigação e fertirrigação serão apresentadas respectivamente pelos pesquisadores, Antonio Heriberto de Castro e Welson Lima Simões, tendo como debatedor Marcelo Calgaro, todos da Embrapa Semiárido.


No segundo painel, com o tema o Manejo racional de fertilizantes, que começa às 10h45, os pesquisadores, Magnus Dall’igna Deon e Davi José Silva ( Embrapa Semiárido), falam sobre a Interpretação da análise de solo para recomendação de adubação e Interpretação da análise foliar para o refinamento da adubação. O debatedor será Paulo Augusto da Costa Pinto, professor da Uneb- Juazeiro-BA.


Na parte da tarde, o Seminário começa os trabalhos às 14h, apresentando o painel Manejo fitossanitário dos cultivos irrigados. Na primeira palestra, José Adalberto de Alencar fala do manejo integrado de pragas e em seguida, José Mauro da Cunha e Castro esclarece sobre o manejo de fitonematóides na agricultura irrigada. O uso de sistema de alerta e previsão de doenças para otimizar a aplicação de fungicidas, encerra o painel com a palestra de Francislene Angelotti, também da Embrapa Semiárido.


O encerramento do ciclo de palestras do Seminário será  com o painel, Mercado e Comercialização, iniciando pelo assunto, Perspectivas de mercado para a comercialização sustentável de frutas e hortaliças. Após a fala do representante da AM Export, Flávio Muranaka, a palestra seguinte tem como tema, Projeto de recepção de uvas do Vale do São Francisco no porto de Roterdam – Safra 2011, ministrada por Frederico Montenegro e Geraldo Eugênio, do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – Itep. O debatedor será João Ricardo de Lima, pesquisador da Embrapa Semiárido.


Além do Seminário, fazem parte ainda da programação da Fenagri 2012, o Salão da Pequena Produção (agricultura familiar), as Rodadas de Negócios e a área de exposições, com 190 estandes montados no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. A Fenagri 2012 é uma realização da Prefeitura de Petrolina, Sindicato Rural de Petrolina e Câmara de Fruticultura de Petrolina. O evento é patrocinado pelo Sebrae, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Banco do Nordeste e Petrobras, e conta ainda com a parceria do Senai, Senac e da Embrapa Semiárido e a comercialização da Nelbe Assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *