Copa Orgânica e Sustentável é apresentada em fórum na Bio Brazil Fair 2012

“Garantir oportunidades de negócios e promover a inserção de produtos orgânicos e sustentáveis da agricultura familiar em um mercado que vai movimentar aproximadamente R$ 140 bilhões durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil”. O destaque foi feito pelo diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Arnoldo de Campos, durante palestra sobre a Campanha Copa Orgânica e Sustentável, ministrada no 6º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica e Sustentável, realizado nesta quinta-feira (24), na Bio Brazil Fair, em São Paulo (SP).

Representantes do segmento da produção orgânica estiveram presentes na palestra. Na oportunidade, o diretor ressaltou pontos importantes da Campanha, suas oportunidades e desafios para a geração de negócios. “A campanha surge a partir de uma trajetória de um país em expansão, em evidência no cenário internacional, com uma classe de consumidores mais exigentes do ponto de vista ambiental, social e de consumo. Há uma grande expectativa de se aproveitar o Mundial em 2014 para ampliar a visibilidade e o interesse pelos nossos produtos sustentáveis. Buscamos mostrar uma imagem diferente do nosso país, que promove a inclusão social com geração de renda mantendo a floresta em pé, que valoriza seus ativos ambientais e culturais, um país protagonista da economia”, enfatizou.

Além disso, ele também citou a Rede Brasil Rural (RBR)– nova ferramenta virtual desenvolvida pelo MDA – como um dos instrumentos que, além de fortalecer o cooperativismo, vai garantir a oferta de produtos orgânicos e sustentáveis por meio da Campanha na Copa. Segundo Arnoldo, existem, hoje, cadastradas na plataforma virtual cerca de 450 empreendimentos da agricultura familiar, representando mais de cem mil famílias com produtos ofertados. A Rede Brasil Rural foi criada para aproximar os agricultores familiares de seus fornecedores e consumidores finais. Tendo como meta organizar e fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar, beneficiando seus participantes.

Campanha de consumo consciente
A Campanha Copa Orgânica e Sustentável iniciou suas atividades em 2011, quando o MDA, em parceria com outros ministérios, instituições governamentais e não-governamentais e iniciativa privada, se reuniram para tratar de temas como as oportunidades e os impactos sociais, ambientais e econômicos decorrentes da inclusão de produtos orgânicos e sustentáveis no varejo e nos setores da gastronomia e turismo durante a Copa de 2014, no Brasil.”É uma grande oportunidade para o governo avançar em temas relacionados a sustentabilidade e valorizar uma agenda totalmente voltada para a preservação do meio ambiente”, disse o diretor.

Prevista para ser lançada no final deste ano, estima-se que a Campanha vai beneficiar cerca de 400 mil famílias de agricultores familiares, povos tradicionais, extrativistas, ribeirinhos e quilombolas. O objetivo é incentivar a produção e o consumo consciente de produtos orgânicos e sustentáveis nas 12 cidades que sediarão o mundial em 2014: Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Natal, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Cuiabá, Manaus, Brasília e Recife.

O projeto Talentos do Brasil Rural se insere neste contexto apoiando a ideia da Campanha ao qualificar a oferta da agricultura familiar. O objetivo geral do projeto é inserir produtos e serviços do segmento no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira. O Talentos do Brasil Rural é uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Turismo (MTur), do Meio Ambiente (MMA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ) do Meio Ambiente (MMA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ).

Edições anteriores
Por seis edições, a Bio Brazil Fair foi o cenário escolhido pelo MDA para divulgar e promover a comercialização dos produtos orgânicos da agricultura familiar. De 2005 a 2010, o ministério apoiou a participação no evento de cerca de 90 empreendimentos do setor, beneficiando, aproximadamente, 30 mil famílias. Estima-se que, neste período, tenham sido realizados negócios da ordem de mais de R$ 4 milhões.””Neste momento de pré-lançamento, o nosso maior desafio é sensibilizar donos de hotéis, de restaurantes, de pousadas, para que eles introduzam nesses ambientes e em seus cardápios os produtos sustentáveis objetos dessa campanha”, esclareceu Arnoldo de Campos.

O mercado anual de produtos orgânicos do Brasil passa dos R$ 400 milhões, com crescimento aproximado de 20% ao ano. No Brasil, a produção orgânica é uma atividade que se encontra em franca expansão entre agricultores familiares e assentados da reforma. De acordo com o último Censo Agropecuário, existem hoje 90 mil produtores brasileiros, deste total, 90% são agricultores familiares agroecológicos ou orgânicos.

 

A Feira
A Bio Brazil Fair acontece na Bienal do Ibirapuera, até o próximo dia 27, em São Paulo (SP). A feira está aberta ao público no horário de 11h às 20h.  Este ano, o Ministério do Desenvolvimento Agrário participa da feira para dar visibilidade à Campanha Copa Orgânica e Sustentável, que incentiva a produção e o consumo consciente de produtos orgânicos durante a Copa do Mundo de 2014, que será sediada no Brasil.

A Bio Brazil Fair é uma feira de promoção, divulgação e comercialização de produtos orgânicos. Ao longo dos quatro dias são realizadas atividades relacionadas à agroecologia, alimentação natural, saúde e bem-estar. A feira permite a venda direta de produtos aos visitantes e compradores e possui momentos específicos para rodadas de negócios.

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