Os primeiros queijos finos de cabra baianos, devidamente certificados, produzidos conforme as normas sanitárias exigidas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), serão apresentadas amanhã (17) na EXPOVALE 2016, em Juazeiro.
Além de apresentar o novo produto aos visitantes da exposição, o objetivo é atrair os grandes empresários e comerciantes, que já vendem queijos de cabra vindos de outros estados e do exterior, para que possam experimentar e atestar a qualidade da iguaria.
O tesoureiro da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Juazeiro e Região –COOAFJUR,Williames Thiago, participou nesta manhã (16) do Programa Bastidores da Notícia e falou que essa é uma ação experimental do Projeto Cabra Produtiva e Rota do Leite, que pretende organizar e profissionalizar a caprinocultura de leite no Estado, promovendo a inclusão dos pequenos produtores e fomentando a agroindustrialização, com produção especializada de queijos de cabra.
“O projeto vai restabelecer o sonho do produtor rural do semiárido, de viver com dignidade. Sem contar que é uma grande conquista para os produtores de Juazeiro, onde será fomentada a inclusão social e a distribuição de renda, valorizando o leite de cabra da região e agregando valor aos nossos produtos”, destacou Thiago.
Participando também do programa, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Emerson José da Silva, popular Mitú, informou que a matéria-prima será fornecida pela cooperativa COOAFJUR em parceria com o laticínio Bom Sabor e fabricado com auxílio de um profissional especializado em tecnologias de produção de queijos certificado pela ADAB.
Da Redação/BlogQSP