SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICA COMBATE À MURIÇOCA EM JUAZEIRO

blogqsp-dengue-juazeiroA Prefeitura de Juazeiro continua fortalecendo os trabalhos de combate à muriçoca e ao mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue). O diretor de Vigilância e Promoção à Saúde da Prefeitura de Juazeiro, klynger Farias, participou do Programa Bastidores da Notícia e falou sobre o trabalho que a prefeitura vem realizando.

“Estamos com aplicação de inseticida para combater as muriçocas através da circulação do carro fumacê, sempre das 18h às 20h30. A fumaça utilizada para combater os mosquitos não traz nenhum prejuízo à saúde da população, pois é recomendada pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde orienta que quando o carro fumacê estiver passando os moradores mantenham as janelas e portas abertas para que o serviço de controle do inseto tenha resultado eficaz”, disse Farias.

Klynger informou que desde o último sábado (13) a Prefeitura de Juazeiro entrou na campanha de combate e realizou uma mega ação contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do zika virús. “A ação vai até o próximo dia 15, e inclui diversas atividades de orientação aos moradores para eliminar possíveis focos do Aedes aegypt.

A data foi instituída pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e tem o propósito de conscientizar as pessoas em todo o país sobre a importância da adoção de medidas educativas e preventivas no enfrentamento aos mosquitos”.

Ele disse ainda que a ação percorrerá também outros bairros da cidade, principalmente aqueles que apresentam alto índice do foco do mosquito. “Os militares, profissionais de saúde e voluntários irão de casa em casa verificar a existência de criadouros do mosquito e os agentes de endemias realizarão o bloqueio químico e mecânico dos focos. Serão distribuídos materiais de orientação para que a população seja a grande parceira, eliminando as larvas do mosquito em água acumulada”.

Com o período das chuvas a Secretaria de Saúde alerta a população sobre as medidas preventivas, com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito da dengue. “Estamos em guerra contra o mosquito. A melhor forma de prevenção à dengue é o combate aos focos do mosquito transmissor, proteção essa que não se dá apenas com o trabalho dos agentes de endemias, mas com o apoio da população que deve estar atenta a lugares propícios aos criadouros do mosquito como vasilhames plásticos e o lixo”, destacou o diretor de Vigilância e Promoção à Saúde.

Por fim ele disse que outra estratégia do governo foi à criação do Denguezapp, para que a população envie fotos e vídeos de possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue. “As denúncias são repassadas para as equipes de combate às endemias, que fazem a vistoria nos locais indicados pelos contatos via What’s App. O número do serviço é (74) 9 9198-3057 ou o Disk denúncia: 36123763”.

Confira a programação do carro fumacê:

Mussambê 18/01/2016 18h às 20h30
Penha 19/01/2016 18h às 20h30
Jardim Vitória 20/01/2016 6h às 8h

Da Redação/BlogQSP 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *