Os produtores rurais que fazem parte do programa municipal das Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s), em Petrolina, participaram na manhã de ontem (15), da primeira reunião do ano. A pauta consistiu na sugestão e definição de práticas que serão desenvolvidas pelo grupo em 2016. A primeira ação técnica, por exemplo, já tem data marcada: será no dia 14 de março, no Meliponário Senna, que fica a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade.
“Este ano nós continuamos a trabalhar essa questão da criação de abelhas nativas, geração de renda através dos produtos originários desta cultura e, acima de tudo, estimular a preservação desta espécie. Os encontros com os produtores são sempre positivos e a perspectiva é de que eles possam cada vez mais agregar valores às suas unidades de conservação”, explica o técnico e coordenador do programa das UCCA´s, Clefson Senna.
Durante a reunião também ficou decidido que os membros dos programas vão trazer de suas propriedades, sementes de plantas nativas, que serão encaminhadas para o Viveiro Municipal com o objetivo de reprodução e posterior distribuição a instituições públicas e à população de maneira geral.
As Unidades de Conservação da Caatinga existem há dois anos e são coordenadas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). O principal objetivo do programa é trabalhar os produtores rurais inscritos a preservarem e conservarem a fauna e flora do bioma Caatinga, através de práticas que possibilitem o desenvolvimento sustentável. Para incrementar o programa, os membros das UCCA´s recebem benefício financeiro. Uma vez por mês eles se encontram em palestras com técnicos de várias áreas, onde trocam informações e acumulam conhecimentos.
“É um programa que tem trazido resultados positivos. As propriedades que estão inscritas têm conseguido conservar o ecossistema e os produtores rurais têm absorvido novas ideias, novas estratégias, de maneira que eles podem melhorar suas atividades cotidianas, sem prejudicar o Meio Ambiente”, frisa a gestora da AMMA, Denise Lima.
Texto e fotos: ASCOM AMMA/Roseanne Albuquerque
