Na manhã desta quarta-feira (10), o Secretário Municipal de Educação e Esportes Clériston Andrade participou do programa Bastidores da Notícia e falou sobre a abertura do ano letivo na próxima segunda-feira (15) e a Jornada Pedagógica que acontece amanhã (11), a partir das 08 horas, no Ginásio de Esportes do Colégio Municipal Paulo VI.
“Estamos prontos para começar o ano letivo e este ano teremos o ano letivo recheado de inovações que alcançarão professores e alunos. A jornada reúne todos os professores da rede municipal e é um momento de reencontro e também uma boa ocasião para prestar contas do nosso trabalho, explanando também sobre as perspectivas do ano letivo”, disse o secretário.
Ele informou que durante a jornada pedagógica deste ano, as cinco escolas que se destacaram na Edição 2015 do Projeto Juazeiro Educação Nota 10, serão reconhecidas e premiadas. “A iniciativa, desenvolvida a partir do ano passado, objetiva mobilizar a sociedade para reduzir ainda mais e, por fim, zerar os índices de evasão escolar na Rede Municipal. Desde 2009, o município de Juazeiro baixou de 6,2% para 2,1% as taxas de abandono – uma das menores do Nordeste”.
“Cada uma das escolas selecionadas receberá um cheque de R$ 5 mil. Ao todo, serão 25 mil reais em premiação. A destinação deste valor será decidida pela equipe escolar e o recurso pode ser investido em participação em congressos, aquisição de livros, compra de equipamentos, etc. Os alunos também serão beneficiários diretos do projeto. Nas escolas destaques, escolhidas por etapa do ensino, cada estudante terá um tablet à disposição. A Prefeitura de Juazeiro investiu mais de 250 mil reais na compra dos equipamentos projetados pelo FNDE, através da Positivo Informática”, acrescentou.
Clériston disse ainda que durante a jornada será anunciado o percentual de reajuste salarial para o ano de 2016. “É um grande desafio, mesmo os municípios enfrentando problemas de crise iremos discutir sobre o novo piso salarial”.
Por outro lado, ele falou sobre os avanços das creches e escola integral no município de Juazeiro. “Expandimos essas ofertas de vagas em creches e estamos oferecendo quase 9 mil vagas de 0 a 5 anos, além disso, temos o Programa Mais Educação em tempo integral e já temos mais 10 mil crianças contemplada e este mês iremos inaugurar mais uma creche no bairro Piranga. Outra novidade é a primeira escola integral Rural – experiência nova e que em breve será inaugurada também”.
Com relação ao atraso das obras do estádio Adauto Morais, ele explicou. “O atraso se deu por conta que a empresa vencedora da licitação estava sem a certidão negativa e isso acabou prejudicando a obra do gramado do Estádio Adauto Moraes por 30 dias, mas estamos empenhados em entregar a nossa praça de esportes aos desportistas. O estádio conta com a reforma e pintura geral das arquibancadas e dos novos setores construídos: módulo policial, bares e lanchonetes. Um novo sistema de descargas elétricas (para-raios) já foi implantado. Também com recursos municipais, as cabines de imprensa passam por reformas e serão climatizadas, assim como os vestiários de jogadores e árbitros” concluiu Clériston.
Da Redação/BlogQSP