Direto de Santa Maria da Boa Vista

 

III ENCONTRO DE GESTORES MUNICIPAIS EM SANTA MARIA

O mundo mudou, a tecnologia nos surpreende a cada dia com novos produtos, o homem descobre coisas antes impossíveis de se imaginar. O que nos chama a atenção, é que o serviço público não tem acompanhado essa evolução. Se ouvirmos a população, os que realmente precisam do serviço público, vamos perceber que as reclamações são as mesmas: mau atendimento, lentidão no andamento dos procedimentos e por ai segue a interminável lista de lástima do burocrático serviço público brasileiro.

Mas, graças a Deus, nem tudo está perdido. Ainda nos resta esperança de ver as coisas mudarem e um pequeno município no Vale do São Francisco nos dá um bom exemplo de como gestores devem investir na modernização, qualificação e agilidade nos serviços públicos.

A cidade de Santa Maria da Boa Vista tem 138 anos de emancipação política e desponta na região como um exemplo a ser seguido no que se refere à gestão e planejamento das políticas e públicas e, sobretudo, da capacitação e qualificação dos agentes públicos.

Durante o último final de semana, nos dias 20 e 30, o prefeito Leandro Duarte reuniu sua equipe para o III Encontro de Gestores Municipais. Com o tema “Avanços e Perspectivas da Gestão Municipal”, o encontro contou com palestrantes de peso, com Denis de Andrade Santa Cruz e Fernando Luis Sckaff, ambos conhecidos em todo o Estado.

De acordo com Duarte, “o objetivo maior dos encontros que promovemos, é melhorar a qualidade dos serviços que prestamos a sociedade, mas também queremos nossa equipe motivada, animada, sabendo o que é o serviço público, conhecendo a sua área de atuação e atendendo bem as pessoas”.

O prefeito lembrou ainda que o mau atendimento é uma reclamação recorrente em todos os municípios e que “é preciso fazer o servidor público entender que ele é um empregado do povo, uma pessoa que está ali para atender bem as pessoas, para dar as respostas que a sociedade precisa e executar os serviços que lhe estão destinados”.

O palestrante Denis Santa Cruz lamentou a falta de visão da maioria dos gestores em não investir em capacitação de suas equipes. “É triste, mas quando recebemos convites para realizar trabalhos como estes, ficamos surpresos, porque não é o usual. É difícil encontrar um prefeito ou gestor público preocupado em ter uma equipe coesa, falando a mesma língua e focada na população. Essa é a minha segunda vinda a Santa Maria, é o segundo encontro em dois meses e isso me parece a saída mais inteligente que o prefeito Leandro encontrou de ter uma equipe motivada, dinâmica e coesa. Um exemplo a ser seguido”.

A assessora de planejamento e gestão de Santa Maria, Severina Medrado ressaltou os benefícios que encontros como este trazem para o município. “Hoje estamos aqui com a equipe de gestão reunida, mas esse é um macro encontro que beneficia toda a população de Boa Vista, pois a nossa intenção é que daqui saiam secretários melhores, diretores de escolas melhores, enfim, gestores melhores, motivados, conscientes das suas funções e capacitados para desenvolvê-las”.

O exemplo que fica de Santa Maria é que gestor que tem visão investe na capacitação sua equipe, motiva, incentiva e dar condições de trabalho. O Mau gestor, o sem visão e verdadeiramente, sem compromisso com a população, não investe na capacitação dos seus liderados, não moderniza e agiliza os serviços e com isso, os municípios continuam sendo os mesmos, os serviços públicos não melhoram e infelizmente, a população continua com o direito apenas de bancar longas folhas de pagamento e ser mal atendida.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *