Petrolina é destaque em série de reportagens dos 40 anos da Globo Nordeste

Petrolina é destaque em série de reportagens dos 40 anos da Globo Nordeste

No próximo domingo (22), a Globo Nordeste completa 40 anos de fundação. Como uma das formas de comemorar este aniversário, o Bom Dia Pernambuco exibiu hoje (19) uma reportagem sobre o desenvolvimento do Vale do São Francisco.

Petrolina tem sido destaque em cenário nacional devido a seu notável e crescente desenvolvimento. Pode-se citar como exemplo, as publicações na Revista Veja (edição 2241), que apontou Petrolina uma das cidades que mais cresce no interior do Nordeste, e na Revista National Geographic Brasil (edição 133), cujo texto mostra a grande disposição de água doce, dando destaque ao trecho do Rio São Francisco que divide e une as cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, favorecendo a atividade agrícola da região.

Na reportagem exibida pelo Bom Dia Pernambuco, houve referência à importância da Codevasf e da Embrapa Semiárido para a região, além da Prefeitura Municipal, através das palavras do secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Cláudio Dias, que ratificou as conquistas do município, que está em 6º lugar no ranking do PIB do Estado do Pernambuco. “Petrolina atrai muitos investimentos. São cerca de R$ 200 milhões que tem de investimentos aqui nos próximos anos e a questão de recursos humanos. Petrolina é uma cidade hoje universitária, concentra quatro faculdades, duas universidades federais e duas faculdades que são grandes centros geradores de recursos humanos. Então, Petrolina também caminha para ser uma cidade com altos níveis e potencial tecnológico”, expressou o secretário durante a reportagem.

Um dos trechos marcantes da matéria no site do G1 Pernambuco relatou a transformação da caatinga para um local próspero. “Quem imaginou que a caatinga iria se transformar em um oásis no meio do Sertão pernambucano? Só se via uma imensidão de terra pincelada apenas com a cor cinza, que lembrava a aridez do solo. Atualmente, em 300 mil hectares do Vale do São Francisco, o verde tomou conta da plantação, graças a tecnologia da agricultura irrigada. Desta extensão, aproximadamente 20 mil hectares produtivos estão em Petrolina. Uma conquista que exigiu a união de forças de políticos, empresários e instituições federais, como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, que até hoje administra os projetos irrigados”.

A matéria citada e a reportagem podem ser conferidas no seguinte link:

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/04/em-40-anos-aridez-do-solo-deu-lugar-fruticultura-irrigada-em-petrolina-pe.html

 

Com informações da Secom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *