Após participar de reuniões em busca da negociação das dívidas de pequenos e médios agricultores baianos, o subsecretário de Relações Institucionais, Pedro Alcântara, mostrou-se satisfeito com a prorrogação do prazo para a quitação das dívidas dos agropecuaristas do semiárido do estado, que estão em estado de emergência devido a seca.
A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei número 12.599/2012, que deu novo fôlego para os agricultores do Nordeste como um todo. Os trabalhadores tiveram os prazos prorrogados até o dia 29 de março do ano que vem. Foram suspensas as execuções e os processos judiciais. Além disso, os produtores também terão descontos de até 85%.
Agora basta os produtores procurarem o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para garantir a suspensão das execuções e renegociar as dívidas. A lei 12.599/2012 é uma reedição da 12.249. Em março, após reunião na Superintendência do BNB, o subsecretário Pedro Alcântara e o secretário de Agricultura, Eduardo Salles, tiveram o pedido de suspensão do leilão dos lotes das famílias dos perímetros irrigados de Juazeiro atendido.