As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, e suas subseções, incluindo Juazeiro, farão as suas eleições no próximo dia 25 de novembro. A subseção – Juazeiro abrange 8 municípios e o pleito para o triênio 2015-2017 terá chapa única, Unidos Pela OAB. O lançamento aconteceu na noite desta quarta-feira, no Rapport Hotel, e contou com a presença do presidente estadual da Ordem e candidato a Reeleição, Luiz Viana.
Encabeçada pelo advogado Aderbal Vargas, como presidente, e Thiago Cordeiro, vice. Em seu discurso, o candidato a presidência disse ser conhecedor da rotina dos colegas e das dificuldades enfrentadas. Para superar os desafios, propôs uma gestão participativa, dividir tarefas, movimentar a OAB, torná-la mais firme na defesa dos princípios democráticos e republicanos.
Ele ainda reforçou a importância da instalação da Câmara do Norte e pediu o apoio da estadual nesta luta. “Espero contar com a colaboração de todos. Estamos do mesmo lado. Divergimos em alguns aspectos, mas temos mais demandas em comum. Nos preocupamos com as prerrogativas dos advogados, temos pleitos para os novos bacharéis e os jovens advogados, pensamos em integrar os advogados que estão compreendidos nesta subseção.
Também temos esta preocupação com o Rio São Francisco e um dos pontos principais é que a Câmara do Norte seja instalada, que seria um grande benefício para toda a região”, declarou Aderbal Vargas.
A subseção Juazeiro também terá representação no Conselho Estadual da Ordem, com o advogado Marcos Santana como representante. “A ideia é sermos o interlocutor entre a subseção e a seccional. Os abusos acontecem e às vezes, nós, profissionais, sem o apoio da OAB ficamos inertes. Então, a soma, a junção dos colegas jovens e experientes na militância formando um só objetivo de valorizar a profissão e zelar pelas prerrogativas”, garantiu.
O presidente e candidato a reeleição da OAB, Luiz Viana, ressaltou que sua gestão prezou pela democratização da OAB. Também rememorou o “ressentimento” do atual presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, receber propina e por evasão de divisas na Operação Lava Jato. O legislador pretende colocar em pauta projeto de Lei que extingue o Exame da Ordem. Segundo Luiz Viana, a instituição não vai se curvar diante desta arbitrariedade, que o exame existe para exigir uma qualificação mínima. Também ressaltou a necessidade da autonomia financeira para as subseções, principalmente em Juazeiro e disse apoiar as ações da chapa para o Rio São Francisco e parabenizou pela união dos advogados.
“A autonomia financeira faz crescer o número de advogados na cidade, o repasse mensal e a adimplência, além disso, poderemos fazer projetos em parceria. Eu dou o apoio total à proposta de participar mais efetivamente nas questões que envolvem o São Francisco. Vejo a união dos advogados com muita satisfação. Isso demonstra maturidade política e reconhecimento dos aspectos democráticos e republicanos. Sentam à mesa mantidas as diferenças para encontrar as semelhanças. E eu faço votos para que isso permaneça. E estarei junto, trabalhando para cumprir as propostas. Hoje, saio daqui muito feliz”, declarou Luiz Viana, presidente da OAB-Bahia e candidato a reeleição.
Ascom
