O Centro de Apoio Psicossocial Infantil (Caps I) de Juazeiro realizou neste dia 26 (segunda-feira) uma programação festiva com brincadeiras, músicas e muita diversão para as crianças atendidas na unidade, ainda em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro).
Familiares dos pacientes também participaram da confraternização. Foram distribuídos presentes e brindes para a criançada. A coordenação do evento procurou envolver todos em atividades coletivas. Guilherme Yan, de 12 anos, é usuário do Caps I, e demonstrou toda sua felicidade em participar das atividades. “Eu adorei as brincadeiras e me diverti muito. Ganhei uma sacola cheia de doces, estou muito feliz”, disse.
Com motivos para comemorar a melhora do filho Hercules Gomes de 6 anos, a mãe Herlania Gomes afirma que estes eventos ajudam a integrar a família ao Centro. “Adorei a festa. Todos são animados. Meu filho está em tratamento aqui a mais de um ano e a atenção dada pelos profissionais nesse tempo tem ajudado muito na sua recuperação”, comentou.
A psicopedagoga do Caps I, Rita Dias, explicou como esse tipo de evento é positivo para os trabalhos do Centro. “Do ponto de vista dos nossos pacientes, a festa trabalha a sociabilidade, com a troca de experiências entre pacientes e acompanhantes. É um momento de envolvimento dos pais, irmãos, da família como um todo e trabalhar essa relação só traz avanços no tratamento dos nossos usuários, além de aumentar a autoestima deles”, destaca.
O Centro de Apoio Psicossocial Infantil (Caps I) é voltado para crianças e adolescentes que tenham problemas psicológicos decorrentes ou não do uso de drogas. Atende 465 crianças e adolescentes com idades entre 0 e 18 anos com transtornos mentais, como autismo, psicose e TDHA (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
A Rede de Juazeiro é formada pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e o CAPS I, que prestam assistência, respectivamente, aos usuários portadores de transtornos psíquicos graves e aos pacientes com problemas com o uso abusivo de álcool, drogas e transtornos mentais decorrentes de substâncias psicoativas.
Daniela Duarte/SESAU
