Prefeito Julio Lossio recebe homenagem da primeira turma de medicina da UNIVASF

 

Prefeito Julio Lossio é homenageado durante a formatura da primeira turma de medicina da UNIVASF

 

A emoção marcou a cerimônia de colação de grau da primeira turma de medicina da Universidade do Vale de São Francisco (UNIVASF), que aconteceu na noite dessa sexta-feira (28) no espaço Multieventos em Juazeiro.

Acompanhado da primeira dama Andréa Lossio, o prefeito de Petrolina Julio Lossio, um dos primeiros professores voluntários do curso, foi homenageado pela turma como patrono e recebeu a placa de honraria, das mãos do formando Paulo Bezerra de Araújo. Além do prefeito, estavam compondo a mesa de honra o Vice reitor da Universidade Paulo César da Silva, o pró reitor José Bismark Medeiros, o coordenador do curso Paulo Saad, o paraninfo da turma Prof. Dílson Pereira e o representante dos professores homenageados, Prof. Rodrigo Videres.

 

Durante a cerimônia Julio Lossio falou sobre sua satisfação em ter contribuído com o desenvolvimento do curso como professor e reafirmou seu compromisso como gestor,  em apoiar a Universidade.  “Estou muito feliz e agradecido a turma pioneira que marcou minha vida. Me orgulho muito em ver que vocês serão grandes profissionais que poderão contribuir muito para a nossa região. Vocês são desbravadores e revolucionários que romperam obstáculos e venceram.

Lossio também fez uma homenagem ao ex-deputado Osvaldo Coelho, idealizador da implantação da Univasf na região. “Quero homenagear nesse momento o deputado Osvaldo Coelho, grande visionário, que lutou com todas as forças para que a Univasf se tornasse essa realidade, para que os filhos da região não necessitassem mais sair da sua cidade para cursar o ensino superior.” Enfatizou.

 

A turma pioneira iniciou o curso no ano de 2004 com 40 alunos que venceram um concorrido vestibular, no qual a disputa era de 67 candidatos por vaga. Durante o discurso o Paraninfo da turma Dílson Pereira informou que a Univasf, foi classificada pelo Ministério da Educação (MEC) como a 47º melhor faculdade pública do Brasil, a 6º melhor do Nordeste, e a segunda melhor de Pernambuco e da Bahia.

 

O agora médico Jakson Ferreira, natural de Petrolina, afirma que poder cursar medicina em sua própria cidade foi um grande sonho realizado. “Essa formatura é uma resposta para todo o país. É a prova que o nosso sertão tem um grande potencial. Temos a consciência de que chegamos até aqui porque somos fortes, determinados e não desistimos do desejo de nossos corações.”  Afirmou.

 

O Vice reitor da UNIVASF Paulo Cesar Lima, falou sobre as dificuldade enfrentadas pela Universidade até conseguir a estrutura que existe hoje e agradeceu ao prefeito Julio Lossio pela sensibilidade em ter viabilizado junto a Universidade, o convênio com o Hospital de Urgências e Traumas e a inserção dos alunos de medicina na rede básica de saúde de Petrolina, através dos estágios supervisionados e residência médica. “Não poderia deixar de agradecer ao prefeito Julio Lossio, pela sensibilidade para com a Universidade. Só na atual gestão municipal, conseguimos por meio de um convênio, viabilizar um hospital para os nossos alunos atuarem junto aos médicos. Hoje o hospital de Urgências e Traumas é referencia na área de alta complexidade, através dessa parceria realizada com a prefeitura de Petrolina” Declarou Paulo César da Silva.

 

Texto:Mônica Silvestre

Fotos:Gilson Pereira

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *