Técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) de Juazeiro, concluíram neste dia 1º, o curso de capacitação de vacinadores contra a Brucelose e Raiva. Dividido entre prática (na Fazenda Sacrabretó) e teórica (no Sindicato dos Produtores Rurais em Juazeiro), o evento teve como objetivo habilitar e credenciar médicos veterinários, técnicos e criadores para atuarem no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), executado pela ADAB, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura do Estado (SEAGRI).
De acordo com o diretor do setor da Pecuária da SEAPA, Diney Borges da Cunha o curso foi muito positivo. “O nosso papel como secretaria é transmitir a importância da vacinação, e os cuidados que o criador deve tomar ao vacinar o seu animal, pois a vacina é uma bactéria viva de fácil contaminação tanto para o homem quanto para os animais. A SEAPA estará à disposição dos criadores do nosso município para orientar sobre os procedimentos de todo o processo de vacinação”, declarou.
O evento que contou com o apoio do SENAR e do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, abordou temáticas voltadas para o conhecimento da legislação, informações sobre a brucelose, controle e os cuidados específicos com a vacina (aquisição, transporte, armazenamento e conservação). “Na prática, os criadores aprenderam sobre os procedimentos para a execução da vacina, manejo do rebanho e uso correto do ferro candente para marcar os animais vacinados”, explicou o médico veterinário da ADAB e responsável pelo curso, Charles Eduardo Araújo.
O curso já habilitou dois mil agentes vacinadores e tem o propósito de fortalecer a defesa agropecuária no território baiano, buscando habilitar pessoas que já lidam com a agropecuária e estão inseridas na comunidade, levantando demandas e apontando locais para atendimento específico.
Também participaram do treinamento os supervisores da secretaria, José Neide Almeida Lima e Elianderson Oliveira Coelho.
Lene Radina/ASCOM SEAPA
