Ao todo, 61 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros e odontólogos participaram de capacitação sobre Hanseníase. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde durante toda quarta-feira (30). Os profissionais ampliaram o conhecimento e sanaram dúvidas sobre a hanseníase e suas particularidades.
As palestras foram ministradas pela hansenóloga, Mecciene Mendes, a fisioterapeuta, Flávia Monteiro, e o coordenador do Programa Municipal de Controle à Hanseníase, Francisco Freitas. Mecciene fez uma explanação detalhada da doença, diagnóstico, graus de incapacidade e manejo clínico e ressaltou que 20% das pessoas com a doença podem sofrer de incapacidade ou problemas psicossociais.
“É a segunda capacitação que participo e a profundidade dos temas abordados só vem melhorando. Hoje, pude ter maior conhecimento dos padrões da hanseníase, da avaliação dermato-neurológica e do exame físico”, pontuou a médica da AME Pedra Linda, Cássia Manuella.
Petrolina desenvolve anualmente estratégias de busca ativa em todo município e dispõe de tratamento gratuito nas unidades de saúde. “Essa é oitava capacitação que realizamos, pois queremos contar com uma equipe plenamente capacitada, além de desmitificar todo o estigma de preconceito que envolve a hanseníase”, acrescentou Francisco.
Gabriella Moura
