DESMILITARIZAÇÃO DAS POLICIAS, INSTRUMENTO NECESSÁRIO PARA A PAZ SOCIAL

*Davi Lima

blogqspdavid (2)foto Farnesio SilvaServi ao Estado da Bahia durante dez anos como soldado da polícia militar, nessa época a Polícia era comandada por um coronel do Exército Brasileiro, o famoso RDE Regulamento Disciplinar do Exercito Brasileiro aliado ao RDPM – Regulamento Disciplinar da Polícia Militar, corroborado pelo RISG – Regulamento Interno e Serviços Gerais, outra denominação de opressão.

Os subordinados viviam sob regime de constante pavor, suicídios inúmeros, depressões, membros da corporação chegaram até á loucura, o suicídio de um colega de turma dentro do xadrez da GVMB Guarnição da Vila Militar do Bonfim. O colega após discutir com um superior hierárquico foi recolhido ao cárcere sem direito a defesa, não suportando a humilhação ateou fogo ao seu próprio corpo falecendo no local, senti como se fosse meu próprio irmão, dai em diante resolvi lutar pela desmilitarização da corporação.

Juntei-me ao sargento Carneiro e a doutora Iolanda Avena Pires Presidente do Conselho de Direitos Humanos do Estado da Bahia. O clamor das praças contra a aplicação da hierarquia militar desumanamente, chegou a Brasília, no Congresso Nacional onde tramita projeto de emenda constitucional propondo a desmilitarização das polícias.

Cumpre agora, que o nível cultural dos integrantes das corporações melhorou bastante e também a mentalidades dos superiores hierárquicos mudou para melhor, que tal os senhores congressistas possam brindar a sociedade brasileira e as corporações votando imediatamente a PEC para o bem geral da nação e a felicidade dos soldados em se sentirem civil e tratados sem os horrores da famigerada hierarquia militar medieval.

*David Lima é líder comunitário ex PM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *