Uma das maiores referências no tratamento dos transtornos mentais no Brasil, Ana Beatriz Barbosa Silva, autora do best-seller Mentes Inquietas – com mais de 1,5 milhão de livros vendidos-, vem a Petrolina – PE, no final de outubro para participar do I EPPEVASF – Encontro de Profissionais, Pais e Educadores do Vale do São Francisco.
Trazendo uma proposta que desmitifica o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), a palestraMentes Inquietas será realizada no dia 30 de outubro às 17h, na quadra coberta do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e serão cobrados ingressos a R$ 100,00 e R$ 60,00 para estudantes.
Durante a palestra, a médica graduada pela UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro Ana Beatriz Barbosa vai falar sobre a dificuldade para se concentrar, inquietação, impulsividade e muita energia. Os sintomas mais frequentes deste transtorno, esclarecendo e tirando as dúvidas mais comuns.
Autora de mais sete livros, entre eles, Mentes Perigosas: o psicopata mora ao lado, Mundo Singular: entenda o Autismo e Mentes Consumistas: do consumismo à compulsão por compras, Ana Beatriz Barbosa tambémapresenta vários casos, explicando como o TDAH se manifesta de formas diferentes e mostrando que, com informação adequada e acompanhamento médico, é possível minimizar o seu impacto no desempenho escolar, na vida profissional e também nas relações afetivas.
A psiquiatra, que é Membro da Academia de Ciências de New York (EUA), e Consultora do Programa Mais Você(Rede Globo), desde 2009, em assuntos relacionados ao comportamento humano e do Programa Sem Censura(TV Brasil), desde 1996, traz ainda informações úteis para pais e professores, ajudando a diferenciar a agitação natural das crianças de sintomas que exigem acompanhamento profissional. Durante a palestra, Ana Beatriz Barbosa também vai abordar como o TDAH pode afetar a vida das mulheres, acostumadas à jornada múltipla e desempenhando os papéis de esposa, mãe, profissional e dona de casa simultaneamente.
Mesa Redonda
O I EPPEVASF – Encontro de Profissionais, Pais e Educadores do Vale do São Francisco, começa no dia 29 de outubro, às 17h, com uma mesa redonda no auditório da UPE – Universidade do Estado de Pernambuco. Reunindo profissionais das áreas de saúde e educação, o ingresso para a mesa redonda será a doação de 1Kg de alimento não perecível.
Realizado pela Maia Eventos Educacionais, o I EPPEVASF objetiva a discussão dos problemas referentes à educação, com a intenção de melhorar a qualidade no trato e convívio com crianças e adolescentes, em particular crianças especiais. De acordo com a pedagoga e diretora da Maia Eventos Educacionais Eliete Maia Araújo, a intenção principal é reunir as esferas relacionadas às dificuldades de aprendizagem e comportamentos, considerando o ambiente onde as crianças transitam. “Da casa a escola, queremos envolver as instituições da área de educação e saúde, levando em conta o processo de desenvolvimento humano nas relações familiares”, concluiu Eliete Maia Araújo.
O I EPPEVASF já está com as inscrições abertas através dos telefones: (87) 3862-1859 / (87) 98873-1647 e o email: [email protected].
Clas Comunicação

