Nesta sexta-feira (29) acontecerá em Juazeiro uma mobilização, organizada por diversas entidades e movimentos sociais, contra a Terceirização, as Medidas Provisórias 664 e 665 e o Ajuste Fiscal, e em Defesa dos Direitos e da Democracia. A manifestação terá início às 9h na Praça do Jacaré, centro da cidade.
O representante do Levante Popular da Juventude em Juazeiro, Luis Piritiba, falou que a terceirização gera uma série de insegurança. “O Senado vai votar esse projeto que terceiriza todos os serviços e precisamos expor o quanto essa medida irá afetar os trabalhadores. O trabalhador terá uma carga maior dentro das empresas, não receberá a qualificação profissional, o que tornará precárias as condições de trabalho no país. A gente tem presenciado várias medidas que só tem a prejudicado os trabalhadores e temos que nos unir para que isso não aconteça”.
As medidas provisórias 664 e 665, que restringem acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e pensão por morte também são pautas dos movimentos, já que contribuem para a precarização do trabalho. Já o PL 4330/2004, que agora aguarda a votação do Senado, promove a precarização nas relações de trabalho: possibilita a terceirização das atividades-fim das empresas e reduz a arrecadação de imposto de renda do executivo federal, entre outras medidas.
Ele ressaltou ainda que a mobilização de hoje pode ser considerada também uma “etapa de preparação” para uma greve geral no país, a exemplo das recentes mobilizações das universidades federais. Hoje todas as escolas, transporte público, as fábricas, as universidades, e os bancos vão parar para derrotar o ajuste fiscal e a terceirização.
