Buscando a consolidação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) com estratégias voltadas para a ressocialização dos indivíduos na busca de promover a inclusão social das pessoas que sofrem de algum transtorno psíquico, a Secretaria de Saúde de Petrolina, através dos Centros de Atenção psicossocial – CAPS, participou na manhã desta quarta-feira (27) da abertura do V Fórum de Mobilização Antimanicomial do Sertão.
A coordenadora do CAPS II de Petrolina, Adriana Lira, representou a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, e no uso da palavra deu as boas vindas a todos. “É sempre uma honra poder representar a equipe de Petrolina nesse evento, contamos com uma rede ampla e que tem foco no bem estar social de cada um dos nossos usuários”, frisou.
Na oportunidade, os CAPS II, Álcool e outras Drogas (AD) e a unidade Infanto-Juvenil de Petrolina mostraram um pouco de cada trabalho desenvolvido nas unidades. Com o tema Ampliar e Consolidar a RAPS: possibilidades e responsabilidades do cuidado territorial, o evento visa estruturar a RAPS na região.
“O Fórum é um espaço importantíssimo para integrar usuários, familiares, profissionais e gestores dos serviços de saúde mental da região para que possamos avançar nos serviços e estratégias pensadas para a área de Saúde Mental que cresce cada vez mais no país”, acrescentou Lucia.
O evento segue durante os dias 28 e 29 no auditório da Univasf, em Juazeiro, com rodas narrativas, oficinas, atividades culturais, exposição de produtos artesanais, além da apresentação de experiências exitosas no âmbito de saúde mental.
Aurilio Marcos
