Oposição quer convocar ministro Fernando Bezerra

Farnésio Silva

Não é de hoje que o BlogQSP vem denunciando o total abandono das obras de transposição do São Francisco, nos canteiros de Cabrobó e Floresta. Bilhões de dinheiro do povo foi consumido numa ação eleitoreira do final do governo Lula, executada pela atual presidente, como a “MÃE DO PAC“, e que agora se deteriora pela ação do tempo, aliado ao mato e obras de terraplanagem que se desmancharam e que terão de ser novamente realizadas.


Como se não bastasse a falta de escrúpulos com o dinheiro da nação, onda agora é aumentar o dinheiro pago as construtoras, que não honraram as cláusulas do contrato anterior e ainda queriam aditivos.

Nessa queda de braço mais uma vez elas ganharam e o governo fazendo graça com o dinheiro pago em impostos pelo povo brasileiro, concede um um aumento de 71% nos contratos, engordando mais ainda os cofres dos poderosos donos de construtoras, sempre os maiores contribuintes de campanhas eleitorais. Essa ação de pai (governo) com sua filha bastarda (construtoras), se configura num tremendo escárnio do governo ao povo, que vai ter pagar essa conta com aumento de impostos.

Exatamente por isso e depois de visitar as obras de transposição do Rio São Francisco, deputados da oposição decidiram apresentar um requerimento para convocar o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. O líder da Minoria na Câmara, Mendes Thame (PSDB-SP), vai tentar fazer o ministro ir a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara para explicar a paralisação e o reajuste nos preços da obra que chegam a 71%, conforme informação do Poder On-line/Ig.

Segundo Carmem Pompeu da Agencia/Estado, erosão, mato crescendo e tudo parado, foi isso que viu a comissão de 14 deputados federais de oposição à presidente Dilma Rousseff – a maioria do PSDB – ao visitar nesta sexta-feira (23/03), trechos das obras de transposição do Rio São Francisco, em Mauriti, no Cariri cearense,a 600 quilometros da capital. “A situação é estarrecedora; de descaso total. O custo, que era de R$ 4,8 bilhões, foi reajustado para R$ 8,2 bilhões no início deste mês. Só para refazer essa parte que foi danificada pelas constantes paralisações vai se gastar uma fortuna”, diz o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE). As obras da transposição começaram em 2007. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva previa inaugurar a obra em 2010. Trata-se de um dos projetos mais caros do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A construção de cerca de 600 quilômetros de canais de concreto que desviarão parte das águas do rio ainda deve consumir mais 45 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *