A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) quer alinhar o plano de trabalho da pasta com a Associação Casa do Artesão de Juazeiro (ACAJ). “A intenção é fortalecer institucionalmente a Casa com ações conjugadas, incrementando nosso turismo.
O artesanato será decisivo nesse processo”, afirmou nessa terça-feira, 19 de maio, o secretário Carlos Neiva na Associação.
Recentemente, a Sedetur, ao lado do Sebrae/BA, viabilizou a estréia da Casa do Artesão na Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes), na quinta edição em Petrolina/PE. Segundo a vice-presidente da ACAJ, Aldda Moreiras, 700 peças foram expostas em dois estantes alocados sem nenhum custo para os artistas de Juazeiro (15 trabalharam em rodízio).
Diante das vendas aquém do esperado (constatação de muitos expositores), a artesã Aldda ressaltou a visibilidade das obras. “Na parte de visitação, foi muito boa (a Feincartes); as críticas e os elogios foram bem aceitos. A Casa só teve a ganhar”, frisou a vice-presidente da instituição que ao lado de outras artesãs declarou proveitosa a parceria com o governo municipal.
Outra reunião para avançar no alinhamento estratégico com a Casa do Artesão ocorrerá em junho e deve contar com a presença do Sebrae, que já presta consultoria aos artistas do artesanato juazeirense. Mais duas instituições serão convidadas para o encontro: o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) e o Centro Público de Economia Solidária (Cesol).
Por Claus Oliveira/Sedetur
