Católicos são convocados a virar a noite na Caminhada da Penitência em Juazeiro

Centenas de pessoas arrastadas por um trio elétrico até o sol raiar. O que é cena típica de carnaval ou puxada deve se repetir na madrugada deste sábado (24) para o domingo em Juazeiro. Mas não por motivo de folia. É que a Igreja Católica promete reunir seus fiéis nas principais avenidas da cidade para virar a noite em oração, lembrando a Quaresma. Essa será mais uma edição da Caminhada da Penitencia, evento realizado pela Diocese de Juazeiro, que neste ano volta às suas raízes promovendo uma procissão noturna. A caminhada irá começar às 22h do sábado na paróquia do bairro Castelo Branco, com previsão de encerramento para as 5h.

Caminhada da Penitência no ano passado

Segundo o coordenador geral da Caminhada da Penitência, Padre Josemar Mota, os fiéis serão animados por um trio elétrico, onde se apresentarão as bandas Nego Nagô e Anjos de Maria. Também haverá momentos de pausa para lanches em várias igrejas. “Esta caminhada tem como objetivo reunir os católicos na Quaresma pra uma reflexão à luz da palavra de Deus e, como de costume, o tema da Campanha da Fraternidade estará muito presente em nossas meditações”.

Padre Josemar faz momento de oração na Caminhada em 2011

O padre explica que a Caminhada volta a ser feita durante toda a noite, como uma forma de retomar uma tradição da cidade. “Com certeza será um momento de oração, de penitência e louvor a Deus. Quanto ao percurso, sairemos da paróquia Santo Afonso, no Castelo Branco, passaremos nas igrejas São Paulo (Jardim São Paulo), Nossa Senhora de Fátima (Alto da Aliança), Santa Teresinha (Piranga), Cosminho (Alagadiço), Santo Antônio (bairro Santo Antônio), finalizando na Praça da Catedral”, detalha o sacerdote.

O bispo de Juazeiro, Dom José Geraldo, fará a abertura da Caminhada. Não haverá Missa durante a programação. Ao invés disso, os participantes terão momentos de oração penitencial, leitura da Bíblia, louvor pelos 50 anos da Diocese e reflexões sobre a Campanha da Fraternidade, concluindo com um café da manhã comunitário.

A fé contagia toda a família

A família de Arnaldo Ângelo, 40, do bairro Dom Tomás, é uma das que já está se preparando para virar a noite em oração. Arnaldo pretende levar a esposa e os quatro filhos para o momento quaresmal. Quando perguntado de onde vem a coragem de passar a noite em vigília, ele responde sem hesitar: “É a fé em Jesus que nos dá essa força. Se nós estamos vivos é porque ele nos deu a vida…”, falou o pai de família, que é membro da paróquia Sto. Afonso (Castelo Branco) há vários anos.

Sua esposa, Regina, 39, também diz estar ansiosa para participar da Caminhada, mesmo se terá que dividir sua atenção entre as orações e os quatro filhos. “É um momento de voltarmos a refletir sobre o Calvário que Jesus passou por nós e como está nossa vida cristã”, explicou. “E não abro mão de levar meus filhos também para que eles aprendam desde já a importância desses momentos”.

(Diocese de Juazeiro-BA)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *